25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteFórum Cultural de Alcochete recebeu estreia do primeiro documentário português sobre depressão

Fórum Cultural de Alcochete recebeu estreia do primeiro documentário português sobre depressão

Exibição surge da campanha VAMOR FALAR, da autoria da Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário

 

- PUB -

No mês em que se assinala o Dia da Saúde Mental, o Fórum Cultural de Alcochete recebeu ontem, pelas 21h00, a estreia do primeiro documentário português sobre depressão, criado a partir da campanha nacional VAMOS FALAR, da autoria da Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário. A iniciativa, “apoiada pela Direcção-Geral da Saúde e alinhada com as directrizes do Programa Nacional da Saúde Mental”, pretende “reduzir o estigma através de medidas que promovam a educação em saúde mental”, explica a Câmara Municipal de Alcochete em comunicado.

O recente projecto “aposta maioritariamente na produção de conteúdos audiovisuais, pois considera que é a forma mais eficaz de veicular a mensagem e desta ser utilizada na sua função de ferramenta didáctica de educação para a saúde”. “É disso mesmo exemplo este filme documental, o primeiro produzido em Portugal sobre o tema da depressão”. Trata-se de um documentário de 20 minutos, que “parte de uma série de filmes documentais sobre saúde mental e que estão a ser produzidos por esta campanha, sendo um misto de informação e entretenimento, numa abordagem muito visual e dinâmica”.

Segundo a nota da autarquia, “mais de 40% da população portuguesa sofre, ao longo da sua vida, de alguma forma, de doença mental, incluindo depressão, ansiedade ou problemas com drogas ou com álcool”. Assim, a campanha surge “com a missão de ajudar a conhecer, compreender, proteger e a vigiar a saúde mental”. Após a sua exibição, desenvolveu-se no mesmo local “uma conversa aberta ao público sobre a mesma temática, na qual participaram Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, um representante da Direcção-Geral da Saúde, Fábio Mateus, coordenador da campanha VAMOS FALAR e David Rebordão, realizador do documentário”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -