28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteCâmara de Alcochete apresenta “Reabrir em Segurança” e convida população a regressar...

Câmara de Alcochete apresenta “Reabrir em Segurança” e convida população a regressar ao comércio

Na Galeria Municipal de Alcochete, na passada quinta-feira, foi apresentado, pelo presidente do município Fernando Pinto, o programa “Reabrir em Segurança”, que contou com a presença do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres. Este programa tem como fundamentos apoiar os empresários da restauração do concelho com as informações disponibilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e fornecendo os estabelecimentos comerciais com materiais para regressarem à atividade.

- PUB -

O presidente Fernando Pinto iniciou a apresentação da cerimónia com um breve discurso, explicando quais as medidas presentes nesta iniciativa e explicando quais os objetivos da mesma. O autarca explicou que esta iniciativa nasceu após uma busca incessante de soluções, “com o intuito de minimizar o impacto da pandemia no setor comercial”, numa cerimónia que contou também com a presença dos deputados socialistas à Assembleia da República Filipe Pacheco, Catarina Marcelino e Hortense Martins, e representantes da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

Na iniciativa “Reabrir em Segurança”, as medidas tomadas pelo município de Alcochete passam pela isenção das licenças de ocupação comercial de espaços públicos até ao final do ano e da redução da fatura total da água em 30% para consumos não-domésticos. Existirá uma análise para uma possível implementação de maiores espaços para serviço de esplanada, juntamente com uma distribuição de recargas de álcool gel, sacos para serem utilizados em serviço de take-away, assim como saquetas para a colocação de talheres e um kit de sinaléticas com as normas da DGS. Para ajudar não só os estabelecimentos de comércio, mas também toda a população, a informação sobre as regras de segurança que estes estabelecimentos devem ter para prevenir o contágio da doença estarão disponíveis online.

Foi apresentado um filme de promoção ao setor local da restauração, realizado por funcionários do Gabinete de Comunicação e Imagem da autarquia, mostrando o presidente da câmara e outros membros da sua equipa a distribuírem os kits aos vários estabelecimentos do concelho, reunindo testemunhos de alguns dos comerciantes ligados ao ramo da restauração e similares, que mostraram o seu agrado com esta campanha.

- PUB -

De seguida interveio o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres que deixou três mensagens. Uma mensagem de agradecimento à Câmara Municipal, em nome do governo, pela criação deste tipo de iniciativas. Uma mensagem de reconhecimento para os empresários, pelos esforços que os mesmos têm realizado, e uma mensagem de incentivo, para todos os portugueses, em especial os comerciantes. “Nunca deixem de acreditar em Portugal e continuem a acreditar nos vossos negócios”.

Após esta intervenção seguiu-se um passeio na vila de Alcochete, passando por vários estabelecimentos comercias, culminado esta cerimónia num almoço numa marisqueira local.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -