19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteBalanço do ano: Facto e figura de Alcochete

Balanço do ano: Facto e figura de Alcochete

O Setubalense passa em revista o ano de 2019, escolhendo os factos e as figuras do ano

 

- PUB -

Figura do ano: Padre Jorge Lages Almeida

O pároco na freguesia de Samouco é porventura a figura mais consensual no concelho de Alcochete, não só pela prática desenvolvida junto dos devotos como, sobretudo, pelo trabalho reconhecido que tem efectuado em prol da dinamização e coesão social da comunidade, estreitando laços de união e solidariedade e redimensionando tradições, num contributo decisivo para o enriquecimento do património identitário local. 2019 não fugiu à regra e poderá ter sido o último ano ao serviço de uma paróquia que abraçou em Setembro de 2010, conforme já anunciou publicamente. A confirmar-se, o também Capelão da Base Aérea n.º 6 do Montijo desde 1991 deixa um inestimável legado, que lhe valeu a Medalha da Restauração do Concelho atribuída pelo município de Alcochete.

Facto do Ano: Praia do Samouco devolvida à população
59
Foi em 2019 que um grupo de residentes, em conjunto com a Câmara Municipal de Alcochete, conseguiu recuperar a zona balnear da freguesia, fruto de uma acção desencadeada junto dos mariscadores que utilizavam o local como principal acesso para a sua actividade, tornando possível a reabilitação do espaço. Encontrada uma outra solução de acessibilidade das muitas centenas de mariscadores ao rio, foi então desencadeada uma operação profunda de limpeza no local, que, assim, recuperou as condições necessárias para poder voltar a ser usufruído pela população como espaço de lazer e de ida a banhos. O local, onde pontifica também o Parque de Merendas, acabou ainda por beneficiar de algum investimento, desde logo com a instalação de novos guarda-sóis.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -