19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete promove semana gastronómica de bacalhau

Alcochete promove semana gastronómica de bacalhau

Mercado Municipal recebe já amanhã um ‘showcooking’ com o mais famoso ex-concorrente do ‘MasterChef Júnior’

 

- PUB -

As mais variadas formas de confeccionar bacalhau vão poder ser apreciadas, a partir de amanhã e até ao próximo dia 17, em 38 restaurantes de Alcochete que aderiram a mais uma semana gastronómica promovida pela Câmara Municipal em parceria com  Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (ACISTDS).

A 2.ª edição da Semana Gastronómica “Bacalhau com Todos” arranca este sábado, pelas 11h00, com a realização de um “showcooking” no Mercado Municipal, que será dinamizado pelo pequenote Pedro Jorge que conta apenas 13 anos e que brilhou há quatro no concurso televisivo de culinária “MasterChef Júnior”. Esta iniciativa engloba ainda uma prova de vinhos.

O objectivo desta semana gastronómica, explica a autarquia, passa por “ valorizar o bacalhau como produto gastronómico de grande qualidade e versatilidade”, visando ainda “homenagear todos aqueles que a seu modo e com o seu trabalho contribuíram” para a relação conhecida dos portugueses com o referido pescado.

- PUB -

De resto, segundo a autarquia, “o bacalhau está ligado à história de Alcochete” em várias vertentes. “Na económica com a exploração das marinhas de sal e das indústrias de secagem; na social como elemento identitário; e na religiosa como alimento de quaresma, antecedendo a refeição de carne do dia de Natal”, lembra o município, sem esquecer “a tradição da quarta-feira de cinzas com a sátira do ‘enterro do bacalhau’”.

Em Alcochete, acrescenta a edilidade a concluir, o bacalhau é confeccionado “de várias formas: assado na brasa, guisado com grão, lapardana de bacalhau, desfiado com pão muito comum nas zonas da borda-d’água como alimento habitual dos marítimos”.
Até dia 17 os apreciadores de bacalhau vão poder degustar diferentes receitas nos 38 restaurantes que aderiram à iniciativa.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -