18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete investe 7,3 milhões em plano amigo do Ambiente

Alcochete investe 7,3 milhões em plano amigo do Ambiente

O Plano de Acção para a Energia Sustentável de Alcochete, apresentado esta sexta-feira, 31, representa um investimento de 7,3 milhões de euros. Tem como objectivo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e aumentar a eficiência energética.

- PUB -

“Não foi um trabalho fácil, fazer este plano, mas as questões ambientais devem estar na primeira linha e para isso é preciso vontade política. Com a adesão ao Pacto de Autarcas demos um passo para sermos mais amigos do ambiente e reduzirmos a nossa pegada energética e carbónica”, disse o vereador Jorge Giro, responsável pelas pastas da Gestão Urbanística e Fiscalização, Espaços Verdes e Higiene Urbana.

O Plano de Acção para a Energia Sustentável do Município de Alcochete foi apresentado pela autarquia e pela S.energia, agência regional de energia.

“O objectivo é reduzir em 20% o CO2 até 2020, aumentar em 20% a eficiência energética e em 20% as energias renováveis, mas queremos ir mais longe. Já instalámos 300 luminárias LED no concelho e na próxima semana vamos instalar mais 320”, disse o autarca, explicando que espera uma redução na ordem dos 24%.

- PUB -

O plano divide-se nos sectores do município, da sensibilização e da mobilidade, acessibilidades e planeamento, contando com 11 medidas concretas, que vão da introdução do LED, do melhoramento da rede de recolha de óleos alimentares ou de uma melhoria nos transportes públicos.

“O sector dos transportes tem um grande peso, em especial do uso do veículo particular. É essencial que exista uma política metropolitana de transportes, que torne o transporte colectivo mais acessível e multimodal, para que as pessoas deixem de usar tanto os seus carros”, salientou.

O plano contempla um investimento global de 7,3 milhões de euros, sendo dividido entre o município, privados e outras entidades.

- PUB -

“46 por cento do investimento é do município, mas existe também investimento privado. Tem que se aproveitar os apoios comunitários e apostar na sensibilização das pessoas e dos privados. Do total do investimento previsto, cerca de 1,3 milhões de euros já foram realizados”, concluiu.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -