Comissão reuniu-se com população e promete ir bater à porta da tutela com conjunto de propostas. Fixação de preços de passes a 20 e 40 euros estão entre as reivindicações
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal vai pedir reuniões ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e à empresa Comboios de Portugal (CP), para reivindicarem transportes públicos de qualidade e acessíveis.
Da reunião promovida pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos e realizada no passado sábado com a população, ficou decidida a apresentação de um conjunto de propostas à tutela, com o intuito de virem a ser garantidas mais e melhores condições de transporte público.
“A fixação de preço máximo dos passes mensais regionais em 20 euros; a criação de um passe nacional inter-regional, com o valor de 40 euros, dirigido às muitas ligações inter-regionais; e a garantia da plena intermodalidade de todos os passes regionais (acesso a todos os modos, todos os operadores e todas as carreiras da região)” são das três das propostas que a comissão de utentes pretende ver atendidas.
Além destas, os utentes querem ver ainda outras três propostas. A saber: “Para todo o País, a gratuitidade do passe regional para os utentes com mais de 65 anos, menos de 18 anos e estudantes; retomar os comboios de passageiros em Alcácer do Sal, com paragem nas estações/apeadeiros deste concelho; e afrontar a liberalização e reconstruir um operador público rodoviário nacional.”
Os utentes da região alentejana queixam-se do serviço ferroviário, face às estações encerradas ou falta de paragens do comboio – Monte Novo-Palma (Alcácer do Sal) e Alcácer do Sal são os exemplos apontados –, mas também da deficiente cobertura do serviço rodoviário no concelho alcacerense. “A rede expressos não pára em Alcácer do Sal, há localidades onde o autocarro só se desloca uma vez por semana e há localidades que fora do período escolar não têm transportes”, indica a comissão de utentes.