4 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Segundas doses da vacina contra a covid-19 aplicadas nos lares do concelho

Segundas doses da vacina contra a covid-19 aplicadas nos lares do concelho

Segundas doses da vacina contra a covid-19 aplicadas nos lares do concelho

Ficam a faltar três estruturas residenciais, que foram atingidas por surtos ainda antes das primeiras tomas

 

A conclusão do processo de vacinação contra a covid-19, através da administração da segunda toma a profissionais e utentes de lares e unidades de cuidados continuados, em Alcácer do Sal arrancou na última sexta-feira.

- PUB -

O concelho do litoral alentejano e o de Alcochete (ver notícia acima) foram os primeiros onde foi iniciada a vacinação em estruturas residenciais para idosos no Distrito de Setúbal, por então se encontrarem em risco extremamente elevado de contágio – nível máximo.

Vítor Proença, presidente da autarquia alcacerense, revelou que a administração da segunda dose da vacina foi iniciada, na sexta-feira, “em São Martinho, na estrutura residencial de Casebres” e que prosseguiu, na tarde do mesmo dia, no Centro Social de Rio de Moinhos. A acção vespertina, complementou o autarca, contou também com o apoio dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal “já utilizando a ambulância nova que o município ofereceu [ver caixa abaixo]”. No plano de vacinação seguia-se “a estrutura residencial do Torrão” e Vítor Proença fez ainda um balanço ao processo de vacinação nos lares no concelho.

“Ficará a faltar administrar a primeira dose em três estruturas residenciais: na Santa Casa da Misericórdia de Alcácer, na AURPICAS e outra ainda na estrutura residencial Jorge Marques também da AURPICAS.” O vacinação nestas instituições não pôde ser efectuada porque “na altura registaram casos positivos de covid-19”.

- PUB -

O número de infectados disparou no concelho no final do ano. “Tínhamos 18 casos a 20 de Dezembro e depois saltámos para mais de 200, dez vezes mais, um mês e meio depois”, lembra o autarca, que está confiante num desagravamento da situação.

“Pensamos que vamos inverter a curva de ascensão que tivemos a seguir ao Natal. Foi um surto que atingiu a comunidade, ficou descontrolado e que neste momento, pelas medidas adoptadas e em curso, conheceu uma diminuição

Saúde reconhece apoio da autarquia

Vítor Proença destaca os esforços desenvolvidos no combate ao flagelo. Sublinha o contributo do próprio município e enaltece o comportamento das entidades competentes. “As autoridades de saúde têm dado total acompanhamento. Têm feito um trabalho fantástico. A própria Câmara disponibilizou duas técnicas para reforço da equipa de saúde, que estão também a efectuar um trabalho fabuloso”, frisa. E ao mesmo tempo dá conta de um reconhecimento que chegou à autarquia. “Ainda ontem [quinta-feira, 4] recebemos um agradecimento escrito de uma das delegadas de saúde de Alcácer a valorizar o papel extraordinário da Câmara Municipal no apoio à equipa da autoridade de saúde.”

- PUB -

Quanto aos casos de vacinação indevida que têm vindo a público, o autarca, que também preside à Comissão Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), é peremptório: “É ultrajante, a ultrapassagem de pessoas que, aproveitando-se de situações, passam à frente daqueles que precisam [da vacina] com maior urgência”. E recorda que até foi o primeiro presidente de câmara “a colocar alguns dos segmentos dos funcionários municipais no topo das prioridades, pelo risco que têm corrido desde Março” passado. Como exemplos prioritários, que tem defendido desde a primeira hora, aponta “os bombeiros, os vários funcionários das câmaras que trabalham com animais ou trabalham em cemitérios ou ainda na limpeza urbana e com os resíduos sólidos urbanos”.

Vítor Proença diz não ter conhecimento de casos de vacinação indevida no concelho e aproveita para deixar uma garantia: “Os eleitos desta Câmara, eu e os vereadores, não queremos ter privilégios de espécie alguma. Pelo contrário. Seremos vacinados quando tivermos de ser, de acordo com os critérios que são definidos pela Saúde.”

A concluir, manifesta o desejo de que “as vacinas possam chegar rapidamente e em quantidade suficiente” para todos e que “se cumpram os calendários” determinados pelas autoridades competentes.

Ambulância oferecida pela autarquia foi estreada no apoio à vacinação

Os Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal estrearam na passada sexta-feira, durante a tarde, uma nova ambulância oferecida pela Câmara Municipal. A viatura, devidamente equipada, foi entregue pela manhã e à tarde já cumpria o primeiro serviço, numa acção de combate à pandemia.

O veículo, revelou a autarquia, foi utilizado no “apoio pré-hospitalar” à equipa de saúde que procedeu à inoculação da segunda dose das vacinas contra a covid-19 nos profissionais e utentes do Centro Social de Rio de Moinhos, na freguesia do Torrão.
A ambulância custou “45 mil euros”, investimento que foi “suportado na totalidade” pelo município.

Vítor Proença e o vereador Manuel Vítor de Jesus estiveram presentes no acto da entrega da viatura ao presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, Arlindo Passos, que teve lugar no quartel da corporação.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -