Joaquim Manuel Cortes Manteiga, Bernardim Ribeiro, Francisco Soares Gentil e Pedro Nunes são alguns dos nomes em questão
Joaquim Manuel Cortes Manteiga, um dos fundadores e 1.º presidente dos Bombeiros do Torrão, vai dar nome a uma rua na freguesia do Torrão, em Alcácer do Sal. Outras figuras históricas do concelho como o arquitecto João Falcão, o escritor Bernardim Ribeiro, o médico Francisco Soares Gentil, o engenheiro Francisco Pereira Beija e o matemático Pedro Nunes vão também ser topónimos de ruas e travessas.
A alteração proposta pela comissão municipal de toponímia mereceu a aprovação por unanimidade da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, numa reunião ordinária que decorreu durante a manhã de ontem.
Assim, na freguesia do Torrão, a travessa que dá acesso à Rua João Falcão passará a ter a designação de Travessa João Falcão, em homenagem ao arquitecto de 62 anos responsável pelas obras das Casas Saraiva Lima I e II, na Quinta da Foz e em Famais do Meio, em Santa Catarina. Rua Joaquim Manuel Cortes Manteiga vai ser a nomeação do caminho entre rua a Rua Bento Jesus Caraça e a Rua José Alegre, na mesma freguesia.
Em Mil Brejos Batão, também no Torrão, vão surgir a Rua Bernardim Ribeiro, conhecido escritor torranense do século XV, a Rua Francisco Soares Gentil, nome do médico alcacerense nascido no século XIX e a Rua Eng.º Francisco Pereira Beija. Ainda a Rua Pedro Nunes, que homenageia o matemático alcacerense do século XVI, que dá também nome à praça situada no coração da União das Freguesias de Alcácer do Sal. Catarina Eufémia, activista política durante o Estado Novo, também vai merecer homenagem com uma rua em seu nome.
A proposta prevê ainda a atribuição e mudança da toponímia de outras 45 ruas e travessas nas freguesias de Alcácer do Sal.
Município promove Jornadas de Saúde
Todas as quintas-feiras do mês de Maio, o Auditório Municipal de Alcácer do Sal vai receber pelas 15h30 conferências no âmbito da 1.ª edição das Jornadas de Saúde e Acção Social do Município. Com o “objectivo proporcionar momentos de reflexão e de capacitação da comunidade”, segundo explica nota de Imprensa autarquia salaciense, são quatro as conferências que serão dinamizadas por profissionais de saúde e que terão como público-alvo técnicos das áreas de Saúde e Acção Social e a comunidade educativa.
“Linguagem corporal – sinais de alarme no bullying” é o nome da primeira iniciativa que decorre já no próximo 4 de Maio, que contará com a participação do professor universitário António Ricardo Mira. No próximo dia 11 de Maio espera-se a sessão webinar a cargo de Miguel Bento, professor do ensino superior, com o tema “Habitação apoiada em Portugal: realidades e desafios”.
Logo uma semana depois, a 18 de Maio, apresenta-se “Dependências e comportamentos aditivos” à responsabilidade de Paulo Jesus, coordenador do Centro de respostas integradas do Alentejo Central.
Para fechar o quadro de iniciativas Francisco Neves, Alto Comissariado para as Migrações, abre a discussão de “Interculturalidade e responsabilidade individual”, a 25 de Maio.
A entrada nas conferências é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia que pode ser realizada no site do município.