Trabalhos passam por impermeabilização e pavimentação integral do tabuleiro da ponte
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso para a reabilitação integral da ponte no Itinerário Complementar 1 (IC1) sobre o Rio Sado, em Alcácer do Sal, com um preço-base de nove milhões de euros.
Em comunicado divulgado na sexta-feira, a IP revelou que o anúncio de procedimento relativo a este concurso público já foi publicado em Diário da República (DR), na passada segunda-feira.
A empreitada, segundo a empresa, engloba a reparação e reabilitação geral da ponte e viadutos de acesso, tendo como objectivo “o reforço estrutural” dessa infra-estrutura, dotando-a “de maior capacidade para resistir em segurança à acção sísmica”.
Os trabalhos a desenvolver consistem, entre outros, na impermeabilização e pavimentação integral do tabuleiro da ponte, em intervenções de reabilitação nos aparelhos de apoio, na substituição das guardas de segurança ou na reparação, reabilitação e protecção localizada das superfícies de betão.
A reabilitação dos guarda-corpos e dos elementos metálicos existentes na ponte, como as escadas e o passadiço de acesso, e a estabilização dos taludes dos encontros são os outros trabalhos programados.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a ponte sobre o Rio Sado e viadutos de acesso no IC1 têm uma extensão de quase 1.210 metros.
“A obra de arte está separada por três juntas, definindo as quatro subestruturas”, que são o viaduto sobre o caminho-de-ferro, o viaduto de acesso norte, a ponte sobre o Sado e o viaduto de acesso sul, indicou a empresa.
A IP referiu que este investimento enquadra-se na estratégia da empresa de conservação e reabilitação das infra-estruturas rodoviárias.
O objectivo desta estratégia é promover “a melhoria dos níveis de operação, disponibilidade e segurança da Rede Rodoviária Nacional ao serviço das empresas e mobilidade das populações”, disse.