Protocolo rubricado com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana promove oportunidades de negócio e trocas comerciais
Durante pelo menos estes dois próximos anos, o sector empresarial do litoral alentejano vai poder beneficiar de um conjunto de acções promotoras de investimento no México. Apoiar a internacionalização das empresas daquela região – que engloba Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines –, proporcionando-lhes quer oportunidades de negócio quer o aumento de trocas comerciais é o objectivo de um acordo firmado entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM).
O protocolo de parceria foi rubricado no passado dia 13, em Grândola, por Vítor Proença e Eduardo Serra Jorge, respectivamente presidentes do Conselho Intermunicipal da CIMAL e do Conselho Director da CCILM, numa cerimónia que contou ainda com a presença de Bruno Figueiroa, embaixador do México em Portugal.
Em comunicado, a CIMAL explica que o documento assinado entre as duas organizações prevê a realização de “acções de capacitação empresarial, tendentes à promoção do conhecimento sobre o acesso ao mercado mexicano, que fomentem a divulgação de oportunidades de negócios, incentivem trocas comerciais e encorajem investimentos recíprocos”.
O acordo, adianta a CIMAL, “recorrerá ao Projecto n.º 3703 de Apoio à Internacionalização de Empresas da CCILM”, o qual visa “incentivar e potenciar a internacionalização das empresas portuguesas no mercado mexicano” e que “foi aprovado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)”.
Compromissos assumidos
Nesse âmbito, a CCILM responsabiliza-se por “disponibilizar pessoal especializado e com experiência técnica, em diversas áreas de conhecimento, para apoiar as acções e garantir o seu bom funcionamento”, e ainda por “auxiliar as empresas da região do Alentejo Litoral no processo de candidatura, no caso de adesão ao Projecto, bem como a oferecer suporte na identificação de oportunidades de negócios no mercado mexicano”.
Já a CIMAL “compromete-se a colaborar activamente na organização de eventos informativos e de sensibilização para as empresas locais”, assim como a “fornecer apoio logístico e promocional para as actividades relacionadas com o Projecto”.
Entre o conjunto de acções previstas está “a organização de workshops, seminários, webinars e sessões de informação sobre o Projecto n.º 3703 e as oportunidades de negócios no México”. Definida está também “a divulgação activa do Projecto através de meios de comunicação, redes sociais, websites institucionais e outros canais apropriados, bem como a facilitação de encontros entre empresas da região do Alentejo Litoral e potenciais parceiros mexicanos, promovendo o networking e a troca de experiências”, faz notar a CIMAL.
A parceria enquadra-se na estratégia da CIMAL de “dinamização da economia e afirmação do Alentejo Litoral, a nível nacional e internacional, como a região atractiva para o investimento e crescimento empresarial”. O acordo “terá uma vigência de dois anos e poderá ser prolongado se as partes assim o desejarem”, frisa a CIMAL, a finalizar.