Alcácer do Sal prepara-se para receber 250 jovens para Jornada Mundial da Juventude

Alcácer do Sal prepara-se para receber 250 jovens para Jornada Mundial da Juventude

Alcácer do Sal prepara-se para receber 250 jovens para Jornada Mundial da Juventude

Município alcacerense apoia a iniciativa, que tem lugar entre 1 e 6 de Agosto do próximo ano em Lisboa, com estadias na cidade e refeições

 

Em Alcácer do Sal já começaram os preparativos para acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que tem lugar em Lisboa entre os dias 1 e 6 de Agosto. A Câmara Municipal vai apoiar a iniciativa com estadias na cidade e refeições dirigidas a cerca de 250 jovens de várias nacionalidades que permanecerão no município alcacerense para a Jornada.

- PUB -

Nesta estadia, a decorrer entre os dias de 26 e 31 de Julho de 2023, poderão interagir com as comunidades locais e terão a oportunidade de participar em actividades lúdicas e recreativas dinamizadas pela autarquia a fim de enriquecer o programa destes jovens.

Madalena Mateus, de 16 anos, é a jovem coordenadora dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos em Alcácer do Sal, onde estuda e vive. A O SETUBALENSE, começa por contar que integra os Escuteiros desde os cinco anos e mantém desde sempre “uma grande ligação à Igreja. Sempre fui também uma pessoa para quem a Igreja é tudo e considero-me uma pessoa muito comunicativa e que se dá muito bem com todos. Acho que foram esses os motivos chave para ser a jovem representante da Jornada”.

Nas palavras da jovem, Alcácer fará parte da JMJ 2023, com a preparação da pré-jornada, porque “para além de ser uma zona estratégica em termos geográficos, tem ainda muita história e muita cultura. Isso proporcionou não só que fizesse parte desta jornada como também que recebesse jovens”.

- PUB -

Para levar a cabo este trabalho, “formámos um grupo de jovens. Tem de ser uma coisa vivida por todos os jovens e é uma sensação única poder vivê-la com jovens de todo o mundo. São pessoas que estão a acreditar no mesmo que nós, entre todos temos a partilha da fé, de experiências da Igreja e no fundo daquilo em que acreditamos, que é em Deus”.

No entender de Madalena Mateus, “este grupo foi formado para fomentar os laços. Em Alcácer temos muitos jovens e é sempre bom trazer mais para a Igreja. Enquanto comité organizador paroquiano, estamos a fazer várias formações de aprendizagem do que é esta jornada, com partilhas de pessoas que já experienciaram esta vivência”.

No acolhimento aos jovens, “vamos dar a conhecer o melhor de Alcácer do Sal, partilhar o que temos. É uma honra partilhar o que de bom se faz, somos uma terra pequena, mas com muito para oferecer. Somos bons, estamos aqui. É isso que nos motiva e nos dá alegria e alento. Quando é mais difícil o caminho, focamo-nos sempre nas coisas melhores”.

- PUB -

Neste sentido, Madalena Mateus considera que existe “uma mensagem importante para deixar a todos os jovens: cada um acredita naquilo que considera ser melhor para si e penso que não é motivo de receio ou dúvida dizer ‘eu acredito’. Não tenham medo de expôr a fé nem de acreditar”.

Embora em termos geográficos Alcácer do Sal faça parte do distrito de Setúbal, pertence à Diocese de Évora. Na organização deste momento, para além da Câmara Municipal, “sem a qual nada seria possível”, inclui-se ainda “toda a parte ligada à Igreja, as paróquias de Alcácer do Sal, a Arquidiocese de Évora e a Irmandade do Senhor dos Mártires”.

A JMJ é um evento religioso de grande dimensão, instituído por João Paulo II, em 1985, que reúne milhões de jovens oriundos de todo o mundo. A edição do próximo ano, para a qual são esperados mais de um milhão de jovens, terá lugar nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações, e será encerrada pelo Papa Francisco.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -