Alcácer do Sal investe em virar a cidade para o rio com inauguração do novo centro náutico [fotogaleria]

Alcácer do Sal investe em virar a cidade para o rio com inauguração do novo centro náutico [fotogaleria]

Alcácer do Sal investe em virar a cidade para o rio com inauguração do novo centro náutico [fotogaleria]

Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado está aberto ao público a partir de segunda-feira com o objectivo de fomentar a práctica desportiva

A partir desta segunda-feira o Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, em Alcácer do Sal, já está aberto a todos os desportistas, munícipes e visitantes que queiram aproveitar as suas valências.

- PUB -

O novo centro náutico pretende fomentar, além do desporto escolar, a canoagem e o desenvolvimento da práctica desportiva ligada ao rio. Depois do momento de descerramento da placa, que decorreu na manhã deste sábado, o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, confessou que este era um desejo para o mandato autárquico, que está finalmente concluído.

“Esta obra é um sonho que nós tivemos pouco depois da entrada em funções. Consideramos que Alcácer tinha que honrar a memória de todos aqueles e aquelas que tiveram o seu primeiro banho aqui neste rio, todos aqueles e aquelas que aprenderam a andar de barco e a remar neste rio”.

Valdemar Santos, que é agora um dos coordenadores do centro, revelou que a nova infra-estrutura conta com dois balneários com chuveiros, para dar apoio aos practicantes, bem como um balneário adaptado a pessoas com deficiências. O mesmo se passa com as embarcações, tendo o coordenador revelado que a câmara municipal adquiriu 11 novas embarcações – desde iniciação até ao domínio do desporto -, duas das quais adaptadas a pessoas com necessidades especiais, o objectivo é apoiar a “iniciação à modalidade de remo”.

- PUB -

Foram ainda compradas duas outras embarcações para dar apoio dentro de água.

O projecto teve um investimento de cerca de 1 milhão e 150 mil euros sendo que, segundo o autarca, 85% deste valor pago vai ser pago pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Portugal 2030.

Foi mesmo sobre a aplicação de fundos europeus que o presidente da CCDR Alentejo falou durante a sua intervenção. “Muitas vezes se pergunta onde estão os fundos comunitários, de que forma são utilizados, como é que vem tanto dinheiro e onde é que ele é aplicado? Se querem um exemplo de uma boa aplicação dos fundos comunitários, é esta. Este equipamento é, de facto, uma boa utilização dos fundos comunitários e isso deve ser relevado”.

- PUB -

António Ceia da Silva deixou votos para que os jovens aproveitem esta nova valência, elogiando o município do Litoral Alentejano por se ter “virado para o rio”.

“Só temos de felicitar a Câmara de Alcácer do Sal por se ter virado para o Sado, por ter criado infra-estruturas que valorizam – e de que maneira – esta cidade. Estou convicto de que muitos jovens que aqui vão practicar um conjunto de actividades desportivas, devidamente acompanhados, vão fazer com que daqui a uns anos possamos ganhar umas medalhas olímpicas mas, pelo menos, que ocupem o seu tempo em algo de muito bom que é o desporto e a utilização do seu rio”.

Com este pretende-se “fomentar a ligação da cidade ao rio e valorizar o centro histórico”. “Esta é hoje uma cidade procurada para o investimento, um concelho que tem procura, visitantes, e que tem muito que dar e fornecer”, adiantou ainda o edil.

Numa manhã convidativa em que o sol foi protagonista a Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (“Pazôa”) e a Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer (SFAVA – Calceteira) foram responsáveis por apontamentos musicais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -