1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer do Sal fecha ano com 15,2 milhões de saldo de gerência

Alcácer do Sal fecha ano com 15,2 milhões de saldo de gerência

Vítor Proença, presidente da câmara, destacou a verba como um valor histórico que se mostra superior ao das contas apresentadas em 2021

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal fechou o ano de 2022 com um saldo de gerência de 15,2 milhões de euros, número que Vítor Proença, presidente da autarquia, considerou como “histórico”.

As contas foram ontem aprovadas pela maioria do executivo da CDU (quatro votos). A oposição, composta por três vereadores do Partido Socialista (PS), votou contra. Destacam-se ainda o valor de 37,8 milhões de euros que corresponde à receita cobrada pelo município e os 22,5 milhões de euros de despesa paga, números que os comunistas consideraram, em declaração de voto, serem demonstrativos da “robustez do trajecto municipal e da consolidação deste novo ciclo na política autárquica”.

Vítor Proença revelou ainda que a câmara vai amortizar em Julho deste ano 600 mil euros, o que fará com que o município reduza a dívida para 1,7 milhões de euros. Os números em questão são superiores aos apresentados nas contas de 2021, onde o saldo do município ficou em 14 milhões de euros positivos.

- PUB -

Em 2022 a autarquia alcacerense passou pelo processo de transferência de competências em matéria de Educação, o que representou o aumento do número de trabalhadores em 17%, um total de 75 funcionários, face ao ano de 2021.

A gestão CDU disse ainda que o grau de execução foi cumprido e superado. Por lei, este indicador teria de ser superior a 85%, tendo o município de Alcácer do Sal atingido os 96,59% em concretização.

Manuel Vítor Jesus, vereador da CDU, sublinhou que “o ano de 2022 terminou sem pagamentos em atraso” e destacou as oito principais obras e projectos que contribuíram para que a autarquia tivesse atingido estes valores.

- PUB -

Entre elas está o investimento na melhoria de instalações desportivas municipais, “como são exemplo o novo relvado sintético do Estádio Municipal e a obra de requalificação na Piscina Coberta Municipal”.

E também o regresso da Feira Nova de Outubro e da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal – após o interregno da covid-19. Ainda em 2022 foi finalizada a ETAR do Forno da Cal, na União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -