26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer do Sal já tem sala especial para ajudar quem sofre de...

Alcácer do Sal já tem sala especial para ajudar quem sofre de doenças físicas e demenciais

Projecto de “Snoezelen”, criado pela autarquia e pelo agrupamento de escolas, está instalado na EB Pedro Nunes e é único no País

 

- PUB -

É de “Snoezelen” e é única em Portugal esta sala que apresenta “máquinas que capacitam a monitorização de tensão arterial e pulsação para captação de comunicação de pessoas com patologias da fala ou expressão”. Trata-se de um projecto criado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pelo agrupamento de escolas local, que está pronto e na posse do município desde a passada segunda-feira.

Concluída, a sala instalada na Escola Básica Pedro Nunes foi entregue ao município numa “cerimónia” que contou com as presenças de Vítor Proença, presidente da autarquia, e da vereadora da Educação Vera Letras, além de Nelson Latas, director do agrupamento escolar, acompanhado pelos restantes membros da sua direcção.

A Sala Snoezelen “é um espaço equipado com material para estimulação sensorial, um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objectos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados”, explica o município.

- PUB -

Originalmente, adianta a edilidade, a criação do espaço visou dar resposta às “várias deficiências físicas e mentais, com a estimulação sensorial a ser utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais”. Mas também apresenta uma “vertente preventiva e de alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reacções”. Até porque, conforme salienta a autarquia, “actualmente o Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos de reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional”, além de ser “também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo”.

O município vai agora “desenvolver acções de formação junto de técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social [IPSS] do concelho, de forma a capacitá-los a trabalhar no [referido] espaço”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -