27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAutarcas do Litoral Alentejano preocupados com esgotamento dos profissionais de saúde

Autarcas do Litoral Alentejano preocupados com esgotamento dos profissionais de saúde

Presidente da Câmara de Alcácer do Sal fala em “pandemónio completo”

 

- PUB -

As condições dos profissionais de saúde envolvidos na vacinação estão a preocupar os autarcas do Litoral Alentejano, que avisam para a situação de “esgotamento”, por exemplo, dos enfermeiros e para a crescente falta de recursos humanos nesta área.

Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, que, juntamente com os outros autarcas da região, reuniu na passada semana com o secretário de Estado da Saúde, diz que os profissionais de saúde estão “esgotadíssimos”, que têm de desdobrar-se para corresponder à vacinação aos fins-de-semana e que “alguns já estão a sair” do sistema.

“É um pandemónio completo”, disse o autarca na reunião de câmara de quinta-feira, relatando o episódio de terça-feira, em Santiago do Cacém, em que a GNR teve de ser chamada ao centro de vacinação para acalmar os ânimos de cerca de 90 pessoas que estavam exaltadas.

- PUB -

O autarca diz que o governante tomou nota dos problemas, mas que as unidades de saúde não podem contratar porque o Ministério da Finanças “fecha as torneiras”.

Vítor Proença alertou ainda para a “pressão suplementar” a que estão sujeitas as IPSS que, além das dificuldades financeiras que já viviam, têm de suportar agora encargos novos decorrentes da pandemia. B

ombeiros de Alcácer sem EIP

- PUB -

Na reunião da Câmara Municipal, o executivo aprovou a revogação do apoio que tinha sido concedido aos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal para a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

O vereador Manuel Vítor Jesus (CDU) explicou que a direcção dos bombeiros desistiu da EIP depois de o comando ter concluído não ter bombeiros suficientes. O PS, pela voz da vereadora Clarisse Campos, responsabilizou a direcção dos bombeiros por não ter “envidado todos os esforços” para manter a criação da EIP.

O presidente da Câmara, Vítor Proença (CDU), sublinhou que a associação de bombeiros é uma entidade independente e que o município decidiu reforçar o apoio à corporação, através do reforço do protocolo – em montante equivalente à contribuição que daria para a EIP –, por reconhecer a sua importância para a protecção civil.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -