21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAutarcas do Litoral Alentejano preocupados com esgotamento dos profissionais de saúde

Autarcas do Litoral Alentejano preocupados com esgotamento dos profissionais de saúde

Presidente da Câmara de Alcácer do Sal fala em “pandemónio completo”

 

- PUB -

As condições dos profissionais de saúde envolvidos na vacinação estão a preocupar os autarcas do Litoral Alentejano, que avisam para a situação de “esgotamento”, por exemplo, dos enfermeiros e para a crescente falta de recursos humanos nesta área.

Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, que, juntamente com os outros autarcas da região, reuniu na passada semana com o secretário de Estado da Saúde, diz que os profissionais de saúde estão “esgotadíssimos”, que têm de desdobrar-se para corresponder à vacinação aos fins-de-semana e que “alguns já estão a sair” do sistema.

“É um pandemónio completo”, disse o autarca na reunião de câmara de quinta-feira, relatando o episódio de terça-feira, em Santiago do Cacém, em que a GNR teve de ser chamada ao centro de vacinação para acalmar os ânimos de cerca de 90 pessoas que estavam exaltadas.

- PUB -

O autarca diz que o governante tomou nota dos problemas, mas que as unidades de saúde não podem contratar porque o Ministério da Finanças “fecha as torneiras”.

Vítor Proença alertou ainda para a “pressão suplementar” a que estão sujeitas as IPSS que, além das dificuldades financeiras que já viviam, têm de suportar agora encargos novos decorrentes da pandemia. B

ombeiros de Alcácer sem EIP

- PUB -

Na reunião da Câmara Municipal, o executivo aprovou a revogação do apoio que tinha sido concedido aos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal para a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

O vereador Manuel Vítor Jesus (CDU) explicou que a direcção dos bombeiros desistiu da EIP depois de o comando ter concluído não ter bombeiros suficientes. O PS, pela voz da vereadora Clarisse Campos, responsabilizou a direcção dos bombeiros por não ter “envidado todos os esforços” para manter a criação da EIP.

O presidente da Câmara, Vítor Proença (CDU), sublinhou que a associação de bombeiros é uma entidade independente e que o município decidiu reforçar o apoio à corporação, através do reforço do protocolo – em montante equivalente à contribuição que daria para a EIP –, por reconhecer a sua importância para a protecção civil.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...
- PUB -