16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCâmara aprova orçamento de 31 milhões para 2020

Câmara aprova orçamento de 31 milhões para 2020

Executivo CDU aponta ano de grandes obras, PS diz que é “demasiado ambicioso”

 

- PUB -

A Câmara de Alcácer do Sal aprovou ontem o Orçamento Municipal para 2020, no total de 31 milhões de euros, um dos mais elevados da história do município, com a CDU a justificar o montante com o conjunto de obras co-financiadas previstas para o próximo ano e a oposição a mostrar receio de que a ambição seja demasiada.

Na apresentação do documento, que foi aprovado pela maioria CDU com a abstenção do PS, o presidente da Câmara, Vítor Proença (CDU), destacou a “importância da obra pública para 2010” num “ciclo de investimento fortíssimo” em que apontou obras como o Interface de Transportes, o Parque Urbano, a Oficina da Criança, a nova Escola dos Telheiros e o Plano de Mobilidade do Torrão. Estas são obras com financiamento comunitário – todas a 85%, com excepção do plano de mobilidade que é comparticipada apenas em 55% – mas o plano de actividade inclui também obra de investimento apenas municipal, sobretudo no sector das águas e saneamento. Nesta matéria o município tem já em curso a substituição do sistema de bombagem da estação elevatória do Torrão, num investimento de 75 mil euros.

Além destas “intervenções pesadas”, o autarca comunista referiu ainda investimento em diversos projectos “a pensar no futuro”, como os estudos de tráfego para a Avenida dos Aviadores, um “eixo fundamental” para a coesão da cidade, ou os futuros passadiços do castelo, a construir no “próximo mandato”, que vão descer a encosta até à zona da Praça Pedro Nunes.

- PUB -

Por parte do PS, Gabriel Geraldo classificou o orçamento com “demasiada ambição” reconhecendo que as obras previstas são “avultadas e de grande envergadura” pelo “preocupação é como se vai pagar”. O vereador socialista estima que a receita corrente atinga no máximo os 15 milhões e mostrou duvidas sobre as previsões de 5 milhões de “outras receitas correntes” e de 4,7 milhões de “outras receitas de capital”.

Vítor Proença respondeu que na discussão do orçamento para 2018 o PS também considerou que estava inflacionado, mas as contas vieram a apurar que “a despesa ficou abaixo da receita”, tendo o ano terminado com um superavit de 3 milhões.  O PS replicou que superavit “significa que fica obra por fazer”.

A discussão política decorreu em tom amigável, com Gabriel Geraldo a registar “com agrado” que os 500 mil euros previstos para compra de viaturas são para três novos autocarros e um camião e não para carros de serviço para os eleitos.

- PUB -

A maior rubrica (9 milhões de euros) é para encargos com pessoal. O Orçamento Municipal 2020 prevê também 291 mil euros para a transferência de competências para as freguesias, 77 mil para os clubes desportivos e 56 mil para as associações do concelho.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -