26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCâmara lança concursos para três obras no valor de 1,5 milhões

Câmara lança concursos para três obras no valor de 1,5 milhões

Reabilitação da Escola dos Telheiros é investimento mais vultosa de conjunto que inclui recuperação da Oficina da Criança e construção de ETAR no Bairro Forno da Cal

- PUB -

 

A Câmara de Alcácer do Sal aprovou ontem o lançamento de concursos para três obras num total de 1,472 milhões de euros.

No conjunto, destaca-se a reabilitação da Escola Básica n.º1 dos Telheiros, que no passado esteve para encerrar, e que vai ser agora objecto de um investimento de quase um milhão de euros (929 mil euros).

- PUB -

As outras duas obras são a recuperação do edifício da Oficina da Criança, que vai custar 326 mil euros, e a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Bairro do Forno da Cal onde está em uso ainda uma fossa.

Neste ultimo caso, o investimento é de 217 mil euros e vai ser integralmente suportado pelo município, uma vez que não existem fundos comunitários para esta obra. Depois de esperar, sem sucesso, que pudesse ser aberta a possibilidade de financiamento da União Europeia, o executivo camarário decidiu não esperar mais.

O presidente da autarquia, Vítor Proença, fez recentemente uma ultima diligencia, uma reunião com o secretário de Estado do Ambiente, para tentar desbloquear verbas, mas a opção do Governo não foi alterada.

- PUB -

Foi nossa opção avançar” com a obra da ETAR do Forno da Cal, afirmou o vice-presidente, Manuel Vítor de Jesus, que dirigiu a reunião de ontem.

As três obras foram bem acolhidas pela oposição, tendo o PS não apenas votado favoravelmente as propostas como também elogiado a necessidade desses investimentos.

Vítor Jesus (CDU) destacou que se trata de três obras relevantes para o concelho. “Duas obras são viradas para a educação e juventude, que é onde se prepara o futuro da sociedade, e uma é na área da higiene e saneamento, e implica um esforço financeiro da Câmara Municipal, que consideramos razoável e importante para a população”.

Renato Neves (PS) concordou, classificando o investimento de “importante”.

Catalogo de Natal para comércio local

Para promover o comércio local, a Câmara de Alcácer do Sal está a organizar a publicação de um catalogo de Natal, com as lojas e os produtos da cidade, do Torrão e da Comporta.

O vice-presidente Manuel Vítor de Jesus explicou que cada estabelecimento vai poder indicar dois produtos para serem incluídos na publicação.

A proposta foi aprovada também por unanimidade, com o PS, pela voz de Gabriel Geraldo, a dizer que concorda com “tudo o que possa ajudar o comércio local”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -