18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalFlamingos são espectáculo único em Alcácer do Sal

Flamingos são espectáculo único em Alcácer do Sal

A ave mais alta da nossa fauna concentra-se aos milhares nas zonas onde está a ser preparada a sementeira de arroz. A antiga estação de comboios é um excelente local de observação

- PUB -

A passagem de milhares de flamingos pela Reserva Natural do Estuário do Sado constitui um espectáculo único nesta época do ano na zona da Amieira, em Alcácer do Sal. Nos últimos dias, como é habitual em Janeiro devido à preparação das terras para a sementeira de arroz, milhares de aves pintam o cenário em bonitos tons de rosa.

Perto da antiga estação de comboios de Alcácer do sal é um óptimo local para a observação deste espectáculo.

Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, pertencentes à família Phoenicopteridae e à Ordem dos Ciconiiformes. São a ave mais alta da nossa fauna, podendo ultrapassar o metro e meio; alimentam-se de algas e pequenos crustáceos e vivem junto a zonas aquáticas em bandos numerosos. Em Portugal não é conhecido um núcleo oficial de nidificação.

- PUB -

A Reserva Natural do Estuário do Sado, que abrange o concelho de Alcácer do Sal, é um dos pontos de eleição dos flamingos, mas também da cegonha branca, garças, pernas-longas, colhereiros, aves de rapina, patos, guarda-rios, e ainda mamíferos como a lontra-europeia, o saca-rabos, a raposa, o gamo, o texugo e o roaz-corvineiro.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -