7 Dezembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCavalo com vírus do Nilo em Alcácer do Sal obriga a cuidado...

Cavalo com vírus do Nilo em Alcácer do Sal obriga a cuidado com mosquitos

Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral recomenda à população medidas para prevenir picadas de mosquitos

 

- PUB -

A detecção de um cavalo infectado com o vírus do Nilo Ocidental, em Alcácer do Sal, levou a Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral a recomendar à população medidas de prevenção de picadas de mosquitos.

“A situação [de infeção de um equídeo] foi identificada no âmbito das ações de vigilância dos serviços veterinários relativamente aos cavalos”, disse hoje em declarações à agência Lusa a delegada de Saúde do Alentejo, Filomena Araújo, que esclareceu não existir informação de qualquer pessoa infetada até ao momento.

No entanto, para prevenir situações de eventual infeção, a Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral emitiu esta semana um comunicado no sentido de “informar a população”, bem como de divulgar “recomendações” de “medidas de proteção” em relação aos mosquitos, “que são os transmissores do vírus do Nilo”.

- PUB -

Aplicar repelente de insetos, em particular ao amanhecer e entardecer, colocar o repelente após a aplicação do protetor solar, proteger janelas, carrinhos de bebé e berços com redes mosquiteiras, usar calças, camisolas de manga comprida e calçado fechado são as recomendações feitas pela entidade responsável pela Saúde Pública na região.

A Autoridade de Saúde recomenda ainda “eliminar os locais de reprodução de mosquitos, como poças e charcos”.

“Neste momento não temos informação de haver pessoas infetadas nem de ter mosquitos também identificados”, indicou Filomena Araújo, que esclareceu estar em curso a nível nacional “um programa de vigilância de mosquitos que possam transmitir este tipo de doenças” e que “também funciona na zona de Alcácer do Sal”.

- PUB -

“Havendo esta ocorrência, importa-nos alertar as pessoas de modo a saberem como proceder para eventual risco”, acrescentou a mesma responsável, que assegurou que a “situação está neste momento sob controlo”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Águas de Moura subiu ao segundo lugar da tabela classificativa

Dos três da frente ninguém conseguiu ganhar e quem tirou partido disso foi a equipa orientada por Gonçalo Cruz que é agora vice-líder da competição.
- PUB -