Conteúdo Patrocinado
Encontrar emprego pode ser complicado, especialmente numa altura em que o índice de desemprego tem vindo a aumentar no nosso país. No entanto, e embora não exista nenhum truque secreto que permita alcançar o emprego dos seus sonhos, existem alguns fatores que podem melhorar as suas hipóteses de ser contratado.
Fonte: Unsplash
O tecido empresarial do distrito de Setúbal é complexo, porém, entender melhor as características da empresa a que se quer candidatar e como esta se insere no restante mercado de trabalho pode ser a chave. Vejamos quais alguns dos fatores a ter em conta na sua procura de emprego.
Entender melhor a região: um distrito de microempresas
Com cerca de 850 mil habitantes, Setúbal conta com um total de cerca de 7% das empresas do país. Um fator a ter em conta, no entanto, é que 90% destas empresas são constituídas por menos de 10 trabalhadores, sendo classificadas como microempresas.
O que isto significa é que todo o processo de recrutamento irá ser, provavelmente, feito por uma única pessoa. Ao contrário daquilo que acontece nas grandes organizações, onde existem várias fases de entrevista e é necessário falar com vários departamentos, as microempresas têm processos de recrutamento mais expeditos. Como tal, causar uma boa impressão no recrutador é absolutamente essencial.
Outro fator interessante é que cerca de 30% das empresas do distrito estão classificadas como estando em risco. Se se tenciona candidatar a uma empresa com esta classificação, então deve demonstrar a sua capacidade de fazer a diferença na organização.
Um currículo específico para cada cargo
Um erro cometido por muitos trabalhadores é o de utilizar o mesmo currículo quando se candidatam a diferentes empregos. Embora isso possa ser aceitável quando se trata de candidaturas a empregos na mesma área, tal não é o caso quando se trata de cargos distintos ou de áreas diferentes.
Fonte: Unsplash
Por exemplo, se se estiver a candidatar a um emprego para uma empresa na área das finanças, talvez seja melhor realçar outras qualidades e abordar a descrição das funções prévias de uma outra forma do que se se estivesse a candidatar a um cargo numa empresa de marketing. Não se esqueça de que como a maioria das empresas são compostas por poucos trabalhadores, todos os pequenos pormenores podem fazer a diferença.
Destacar-se dos outros candidatos
Mas um bom currículo não é tudo. Se se quer verdadeiramente destacar dos outros candidatos ao cargo, deve, juntamente com o seu currículo, entregar uma carta de apresentação. As cartas de apresentação expandem aquilo que está no seu currículo e explicam o porquê de ser uma boa contratação para a empresa.
Pode encontrar vários exemplos de carta de apresentação na internet para obter uma melhor ideia sobre como estruturar a sua. Mas não copie! As cartas de apresentação devem ser individuais e demonstrar as suas melhores qualidades.
Demonstrar confiança e um conhecimento aprofundado da área
Apesar de toda a experiência que possa ou não ter, ao final do dia, os recrutamentos são feitos por pessoas. O que isto quer dizer é que mostrar-se como uma pessoa confiante, amigável e que entende aprofundadamente as funções do cargo é um passo na direção certa para obter o emprego.
Causar uma boa impressão nos recrutadores é fundamental. Como o tecido empresarial é maioritariamente composto por empresas com menos de 10 empregados, os recrutadores não estão apenas à procura de bons funcionários. Estão também à procura de bons colegas.