27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMemórias da luta estudantil e convivência com Zeca Afonso encheram Paços do...

Memórias da luta estudantil e convivência com Zeca Afonso encheram Paços do Concelho

Rogério Palma Rodrigues, José Canhoto Antunes, José Carvalho e Arlindo Mota partilharam as suas vivências e resistência contra a ditadura fascista

- PUB -

 

O salão nobre da Câmara Municipal de Setúbal tornou-se pequeno para acolher a conferência “Coimbra, Lisboa e Setúbal com José Afonso – Unidade Estudantil – A luta e o canto”, organizada pela Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI), na passada sexta-feira. Este encontro aconteceu também à luz do programa de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.

André Martins, presidente da Câmara de Setúbal, elevou o trabalho da UNISETI, referindo a importância deste tipo de eventos para celebrar e manter vivo o espírito de Abril. “São
histórias e memórias de juventude que se constituem como uma responsabilidade a preservar, para que as gerações vindouras tenham lastro para fazer uma sociedade melhor e para o bem de todos”, referiu.

- PUB -

O autarca enalteceu ainda a resistência estudantil, em especial operada em Coimbra e em Lisboa, afirmando que “A luta estudantil, na década de 60, traduziu-se num contributo fundamental para a revolução conseguida a 25 de Abril de 1974.”

A conferência, que ali decorreu, tinha então como grande objectivo a viagem pela resistência estudantil contra a ditadura em Coimbra e em Lisboa, passando também por Setúbal, acontecida durante os anos 60. A conversa pretendia também chegar à partilha de experiências e convivência pessoal dos oradores com o saudoso Zeca Afonso.

Com moderação de Francisco Alves Rito, director do jornal O Setubalense, estiveram à conversa Arlindo Mota, presidente da UNISETI e antigo dirigente liceal e estudante na Universidade de Lisboa, Rogério Palma Rodrigues, antigo presidente da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra (mais recentemente, presidente da Assembleia Municipal
de Setúbal), José Canhoto Antunes, antigo presidente do Teatro Universitário de Coimbra, e José Armando de Carvalho, activista em Coimbra.

- PUB -

A sessão teve ainda animação musical do grupo de Cante Alentejano da UNISETI, e uma pequena sessão de fados por Américo Pereira e António Almeida, acompanhados por Albano Almeida, na viola, e Agostinho Torres, na guitarra portuguesa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -