23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoita recebeu o 25 de Abril à janela e de cravo na...

Moita recebeu o 25 de Abril à janela e de cravo na mão

À janela, de cravou na mão, a população do concelho homenageou o 46º aniversário do 25 de Abril ao som de “Grândola Vila Morena”

- PUB -

 

Pelas 15h00 o carro do roadshow que levou “Grândola Vila Morena” às ruas de Baixa da Banheira e Vale de Amoreira já entoava a canção símbolo da liberdade, à porta do edificio sede da união das freguesias, na rua Eduardo Mondelane.

Ao longe, da janela, a população escutou, em silêncio, a voz de Zeca Afonso e aplaudiu “Grândola Via Morena”, “Traz um amigo também”, “Somos filhos da madrugada” e “Venham mais cinco”.

- PUB -

Bateu palmas pelo legado da Revolução dos Cravos, que este ano destacou a conquista do Serviço Nacional de Saúde. “Um serviço que provavelmente não teríamos sem o 25 de Abril”, afirma Nuno Cavaco, presidente da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. “É pelo SNS e pelos seus profissionais que este ano cantamos “Grândola Vila Morena” e batemos palmas”, referiu o autarca a O SETUBALENSE. “Sem eles não seria possível responder ao combate da Covid-19 como temos respondido”.

Um 25 de Abril “carregado de emoção”, nas palavras de quem acompanhou este acto durante a tarde de sábado. “Diferente dos muitos que celebramos nos 45 anos anteriores e que nos deixou mais próximos do seu verdadeiro significado: o valor da solidariedade, uns com os outros em todos os momentos da vida e o valor da liberdade que agora tanto queremos e não podemos viver plenamente devido à Covid-19”, contou José Branco, a O SETUBALENSE, enquanto esperava “Grândola Vila Morena” à janela.

Depois de o roadshow passar por algumas ruas, o fim das celebrações ficou marcado por um acto simbólico, que reuniu poucos frente ao edifício sede da União das Freguesias e impressionou pela simplicidade. O momento do Hino Nacional.

- PUB -

O trompete de Jorge Pereira, que tem levado música aos banheireinses muitos fins de tarde, desde que o confinamento teve início, entoou “A Portuguesa” de Alfredo Keil. No fim Nuno Cavaco encerrou o momento com a mensagem “25 de Abril sempre”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -