18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSines apresenta “samba enredo” e reis do Carnaval

Sines apresenta “samba enredo” e reis do Carnaval

O enredo “Baú da Felicidade” retrata o sistema financeiro a nível global, numa critica à sociedade contemporânea

 

- PUB -

Este ano Sines espera 50 mil visitantes durante os festejos do Carnaval, entre os dias 21 e 26 de Fevereiro. Os reis e o “samba enredo”, da autoria do grupo Slalabá Tuka, criado em parceria com a Associação de Carnaval, são apresentados amanhã.

“O tema do novo ‘samba enredo’ é o ‘Baú da Felicidade’, que irá retratar o sistema financeiro a nível global, com uma sátira à forma como é gerido”, avança Rui Encarnação, presidente da Associação de Carnaval de Sines.

Com um orçamento a rondar os 180 mil euros e o apoio do município, o grande Carnaval do litoral alentejano conta com a participação de cinco escolas de samba, 17 carros alegóricos, 15 grupos alegóricos e oito foliões.

- PUB -

Rui Encarnação, refere ainda que este Carnaval “tem a particularidade de ser construído por voluntários e, por essa razão, o tema central é livre para não limitar as ideias que os obreiros desta grande festa possam ter”.

Quanto ao ambiente, segundo a organização, no recinto, onde se realizam os desfiles, vão ser instalados “pontos fixos para colocar as embalagens de plástico”, havendo ainda “a possibilidade de introduzir recolha móvel”.

“Queremos reduzir o impacto das embalagens de plástico no recinto e estamos a negociar a possibilidade de introduzir o serviço de recolha móvel, ou seja, pessoas com mochilas para recolherem os copos de plástico que vão sendo utilizados tanto na avenida como nos bailes”, explicou.

- PUB -

Folia para todas as idades

O programa oficial arranca a 21 de Fevereiro com o Carnaval dos Pequeninos, na Avenida General Humberto Delgado, a partir das 10h00, com o desfile de cerca de três mil crianças dos infantários e escolas do concelho, numa organização da Junta de Freguesia de Sines.

No dia seguinte, sábado, pela manhã, os reis do Carnaval são apresentados à população, numa “cerimónia” que terá lugar junto ao castelo, com a entrega da chave da cidade, seguida de um desfile para “cumprimentos aos súbditos” pelas ruas do centro histórico.
O Carnaval de Sines mantém os habituais desfiles diurnos e noturnos, entre os dias 23 (domingo) e 25 (terça-feira), com a folia aliada à sátira, “religiosa e política”, que os grupos foliões “emprestam” à maior festa do litoral alentejano.

Os festejos, que se celebram em Sines desde 1926, vão contar com a participação de duas mil pessoas, que, durante os três dias de folia, desfilam na principal avenida da cidade alentejana, transformada num sambódromo, em nome da tradição carnavalesca.
“No desfile noturno, o mais antigo do país, que acontece no dia 24 (segunda-feira), já é tradição recebermos mais de 1.500 pessoas mascaradas, oriundas de vários pontos da região, que se juntam aos dois mil participantes, enchendo o recinto de muita cor e alegria, numa festa que dura até de madrugada”, sublinhou.

Desfile de matrafonas, baile de máscaras sénior, torneio de futebol trapalhão e bailes noturnos completam o programa.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -