25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalEspaço 50 Cuts comemora terceiro aniversário

Espaço 50 Cuts comemora terceiro aniversário

No próximo dia 7, a 50 Cuts | Associação Cinematográfica celebra o terceiro aniversário do seu espaço com programação que inclui um vídeo de balanço do ano que passou, um jantar convívio e claro… cinema

 

- PUB -

O Espaço 50 Cuts faz três anos mas a 50 Cuts | Associação Cinematográfica nasceu em Julho de 2015 “fruto da vontade de um grupo de jovens em produzir filmes, nomeadamente filmes de terror, género que apreciamos e que ainda é pouco produzido em Portugal”, começa por dizer Diana Lima, da 50 Cuts | Associação Cinematográfica, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO. “Apesar de ser uma jovem associação cultural, a 50 Cuts tem vindo a ser cada vez mais procurada pela população do concelho e também pelos novos realizadores de todo o país que querem mostrar os seus filmes, a que não é alheio, certamente, o facto de termos criado em Março de 2019 o Cine50Cuts, já inscrito na Federação Portuguesa de Cineclubes”, acrescenta.

A associação cinematográfica setubalense, que tem como objectivo principal produzir, promover e apoiar projectos na área do cinema e audiovisual e desenvolver actividades culturais, também dedicadas à música e à poesia, comemora, neste mês de Fevereiro, o terceiro aniversário do seu espaço, situado no número 45 da Rua Pereira Cão, no centro histórico da cidade e por isso, no dia 7, sexta-feira, há programação especial para celebrar a data.

“Este mês vamos exibir três filmes de realizadores portugueses. O jantar convívio é um encontro de amigos que partilham connosco o gosto pelas ‘coisas da cultura’. E é também uma forma de lhes agradecer o apoio”, continua, desvendando que “um vídeo, que dará conta do que foi feito em 2019, um concurso sobre bandas sonoras famosas e o tradicional apagar das velas farão parte da festa”.

- PUB -

“O cinema ajuda a pensar o mundo”, o cinema ajuda a pensar Setúbal

Até Fevereiro de 2017, data em que inaugurou o seu espaço, a 50 Cuts promoveu uma mostra de curtas de jovens realizadores no Pátio do Dimas da Casa da Cultura. Produziu até ao momento três curtas-metragens: “A Fêmea” , “Red Queen” e “Calipso”, que têm sido premiadas em festivais nacionais e internacionais, e desenvolveu diversas actividades de cariz cultural – que se tornaram entretanto parte da sua programação anual.

O ciclo de cinema “Um pintor… Um filme”, o Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema”, “Curtas e Caipirinhas”, “As curtas vão à escola”, “Curtas para bebés”, o projecto “Leva-me ao cinema” e a iniciativa “Conversas com realizadores” em parceria com o Set’Curtas da autarquia são algumas das iniciativas que ao longo destes anos de vida foram dinamizadas pela 50Cuts. Para além disso, a iniciativa “Cinema na rua – cultura em movimento”, também em parceria com a autarquia e com as juntas de freguesia setubalenses, permite levar o cinema às cinco freguesias do concelho durante os meses de Verão. Depois do sucesso registado no ano que passou, está neste momento a ser elaborada a programação para este Verão.

Tendo como foco principal a exibição de filmes fora do circuito comercial dirigido a todas as faixas etárias, mas tendo sempre como suporte a ideia de que “o cinema ajuda a pensar o mundo”, a 50 Cuts | Associação Cinematográfica conta actualmente com 58 associados.

- PUB -

Apesar de não ser fácil “gerir uma associação cinematográfica sem fins lucrativos”, nomeadamente pelas despesas associadas às licenças de exibição dos filmes, Diana ressalva que a 50 Cuts tem contado com o apoio de alguns realizadores, de que são exemplo Margarida Gil, António Pedro Vasconcelos, Filipa Reis e João Miller Guerra, através da cedência de filmes gratuitamente.

Programação e planos para o futuro

Para o futuro, Diana Lima garante que a 50 Cuts vai “continuar a trabalhar tendo como foco o cinema, não só na área da produção, onde queremos continuar a produzir filmes de terror, mas também na divulgação do novo cinema português, possibilitando aos novos realizadores mostrarem os seus trabalhos”, sem esquecer a abertura a propostas para a realização de outras actividades, desde que inseridas nos objectivos da associação.

No que diz respeito à programação para 2020, e não esquecendo as já habituais actividades acima mencionadas, a associação estabelece, desde o início deste ano, uma parceria com a Direcção-Geral de Educação que permitirá exibir, no Espaço 50 Cuts, filmes do Plano Nacional de Cinema para os alunos das escolas. Para além disso, “a selecção de filmes terá em conta temáticas actuais, do ambiente aos direitos humanos, da igualdade à orientação sexual, que possibilitam o debate e a participação do público”, remata.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -