19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaDeputados socialistas visitam espaços de novos centros de saúde no distrito

Deputados socialistas visitam espaços de novos centros de saúde no distrito

Visita teve por objectivo conhecer projectos previstos para as duas freguesias da península. Nova unidade de saúde de Corroios deverá estar concluída até final de Maio. Já na Baixa da Banheira, o novo centro de saúde tem conclusão prevista para Julho de 2021

 

- PUB -

 

Uma comitiva de deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, visitou durante a tarde desta segunda-feira os locais das obras de construção dos novos centros de saúde da Baixa da Banheira, na Moita, e de Corroios, no concelho do Seixal, no âmbito da discussão em especialidade do orçamento do Estado para 2020. O périplo de parlamentares iniciou-se junto à Rotunda 25 de Abril, naquela freguesia do concelho moitense, onde o futuro equipamento deverá estar concluído até finais de Julho do próximo ano.

Apesar do estaleiro ainda não se encontrar no terreno, tudo indica que dentro em breve isso deverá acontecer, tendo em conta que no passado dia 6, a autarquia local anunciou ter assinado o auto de consignação da empreitada para a construção daquele equipamento num prazo de 18 meses e, simultaneamente, dos respectivos arranjos exteriores e arruamentos (que ficam a cargo do município), por um valor global superior a dois milhões e 444 mil euros. Recorde-se que, segundo o projecto a realizar pelo ministério da tutela, a futura Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira vai servir cerca de 30.400 utentes e inclui a criação de 33 gabinetes de atendimento, um dos quais destinado à saúde oral, para os quais serão necessários um total de 17 médicos, tendo sido ainda equacionados espaços para a formação e o futuro alargamento do centro, gabinetes de enfermagem, salas de tratamento, colheitas de sangue, Raio-X e salas de espera, assim como instalações sanitárias, que ficarão situadas no piso térreo, junto à entrada do novo edifício, para além de vários lugares de estacionamento na zona circundante.

- PUB -

No local onde irá nascer o novo equipamento, cedido pela câmara municipal em regime de direito de superfície, a autarquia assumiu também os encargos com a elaboração dos projectos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, estacionamentos, infra-estruturas e respetivas ligações de água, esgotos, electricidade e telefone, no montante de 335 mil euros.

Acabar com centros de saúde em prédios de habitação

- PUB -

Em declarações ao jornal O SETUBALENSE, a deputada socialista Eurídice Pereira, salientou que o projecto “tem particular importância porque há uma intenção no país de terminar definitivamente com a existência de centros de saúde em prédios de habitação, que é o caso da Baixa da Banheira e de Corroios”, medida que considera ser “um passo bastante significativo para dar resposta a estas situações”, defendeu.

De seguida, a comitiva visitou a obra que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), está a promover desde o ano passado no Seixal, para a construção do novo centro de saúde de Corroios. Neste caso, aquela unidade vai servir o mesmo número de utentes e deverá estar concluída até ao final do próximo mês de Maio, numa obra avaliada em mais de um milhão e 454 mil euros. As intervenções nas duas freguesias, resultaram de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa – FEDER.

Por Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -