19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPSD leva dragagens no Sado a Bruxelas

PSD leva dragagens no Sado a Bruxelas

Nuno Carvalho e Bruno Vitorino reuniram com associações de pesca

 

- PUB -

 

O PSD de Setúbal vai levar as dragagens no Sado a Bruxelas, através de uma pergunta do eurodeputado Carlos Coelho à Comissão Europeia (CE) sobre o financiamento do projecto com fundos comunitários, informou a concelhia do partido.

Na pergunta, o eurodeputado social-democrata afirma que o Porto de Setúbal incumpriu os deveres de auscultação da população e exige uma posição da CE sobre o cofinanciamento comunitário.

- PUB -

“O projecto do Porto de Setúbal é cofinanciado por fundos comunitários. Já percebemos que a necessária auscultação da população, exigida pelas regras de avaliação de impacto ambiental e pela própria natureza dos fundos comunitários, não foi suficiente, caso contrário esta mobilização dos cidadãos não teria a dimensão que tem.”, afirma Nuno Carvalho.

O presidente do PSD local e vereador na Câmara Municipal, juntamente com o líder distrital, Bruno Vitorino e o deputado municipal Pedro Vieitas Antunes, reuniram no sábado com as cooperativas de pesca Bivalmar, Sesibal e a associação Setúbal Pesca, em conjunto.

Nuno Carvalho diferencia o problema dos pescadores das questões ambientais. “O local do aterro no delta do Rio Sado, precisamente pelo efeito devastador que poderá ter no alimento dos peixes e consequentemente no desaparecimento dos mesmos por falta do seu alimento. Por essa razão creio que esta questão merece uma análise e tomada de posição diferenciada de outras preocupações ambientais.”, defende.

- PUB -

O vereador do PSD reitera que o Estudo de Impacte Ambiental “não teve uma consulta pública suficientemente abrangente, tal como se vê pela ausência de consulta às cooperativas e associações de pesca, por isso mais vale a pena suspender, ouvir e estudar para ter a certeza que não provocará um dano maior do que o previsto”.

 

Solidariedade com estivadores

 

O vereador do PSD esteve também com os estivadores em luta no Porto de Setúbal. “Pretendi dar atenção mediática a este problema com moção que apresentei na reunião de Câmara, porque não se entende como estes estivadores são tratados de forma tão diferente, mas estamos aqui para apelar à razão de todos, incluindo do Governo que tem uma coligação parlamentar com BE e PCP, e pedir que não permitam que até na greve estes trabalhadores tenham menos direitos que outros.”

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -