23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalRestauro excepcional do Convento de Jesus na mira da Europa

Restauro excepcional do Convento de Jesus na mira da Europa

As obras de restauro do Convento de Jesus contam com um investimento da autarquia de mais de 4 milhões de euros. Uma obra iniciada por indicação da associação europeia Terra Nostra, que classificou o momento como um dos mais ameaçados da Europa e agora visitou o espaço para apreciar a realização dos trabalhos

 

- PUB -

 

Uma comitiva da associação Europa Nostra visitou o Convento de Jesus para tomar conhecimento sobre o ponto de situação em que encontram as obras de requalificação, uma vez que em 2013 o monumento foi incluído, por esta organização, na lista dos sete mais ameaçados da Europa. Deste modo os membros da comitiva da Europa Nostra constataram o resultado da 1ª, 2ª e 3ª fase de intervenções no Convento de Jesus, que permitiram travar a degradação do imóvel do século XV, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Um investimento que até ao momento representou para a autarquia “a aplicação de mais 4 milhões de euros”, aos quais acrescem, segundo o vereador Carlos Rabaçal, em declarações recentes a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO “mais 1,5 milhão de euros para a 4ª fase de obras de requalificação, agora dedicadas à envolvente do convento, com um Largo de Jesus completamente renovado”.

- PUB -

Um esforço da Câmara Municipal de Setúbal, que em 2012 decidiu assumir a liderança das obras, substituindo-se ao Estado. Uma acção que “permitiu restaurar o núcleo museológico e reforçar a estrutura da cobertura do monumento, do Coro Alto da Igreja de Jesus”.

 

Coro Alto e Sala do Capítulo continuam como apostas centrais

- PUB -

 

A comitiva também se inteirou do ponto de situação da segunda fase das obras de restauro, que decorrem no Coro Alto e na Sala do Capítulo, reconhecida historicamente como local onde foi ratificado o Tratado de Tordesilhas, em 1494. As intervenções que aguardam aprovação de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamentos comunitários, também foram avaliadas pela mesma comitiva.

Esta iniciativa contou ainda com a participação do presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, Hugo O’Neill, proponente da candidatura do Convento de Jesus à Europa Nostra. Uma visita realizada no âmbito do programa das reuniões de Outono do conselho de administração da Terra Nostra, que decorreram na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 14 e 15.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -