19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalFreguesia de S. Sebastião promove plano de acção social

Freguesia de S. Sebastião promove plano de acção social

Para colmatar necessidades sociais da população, vai ser elaborado um estudo que começa pela recolha de informação junto das entidades locais que trabalham nas áreas prioritárias. Este será o primeiro passo para a constituição da Comissão Social de Freguesia de São Sebastião

O Conselho Local de Parceiros da Freguesia de S. Sebastião (CPLSS) está a recolher informação para construir um retrato social que irá dar origem a um plano de acção “adequado às necessidades e potencialidades da população”, dá a saber o executivo da Junta de Freguesia local.

- PUB -

Para esta recolha vão ser criados pequenos grupos de trabalho dentro desta organização composta por cerca de duas dezenas de instituições locais com acção relevante no território, com o intuito de obter informações junto de várias entidades na freguesia que agem no âmbito de áreas prioritárias como a educação, saúde e inclusão social. Posteriormente serão auscultados os destinatários-beneficiários.

Segundo avança o executivo de freguesia, os resultados “serão analisados numa próxima reunião plenária do CLPSS”.

Na área da educação, este conselho criado por iniciativa da Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria com a equipa do projeto SIGA – Setúbal Interinstitucional Gera Acção – CLDS 3G, vai investigar sobre as causas do insucesso escolar, abandono da escola, respostas educativas, redes familiares de apoio à educação e apoios nas pausas lectivas, entre outras matérias.

- PUB -

Quanto à inclusão social, serão analisadas as capacidades das respostas existentes nesta área, assim como dados sobre o número de sem-abrigo, de vítimas de violência doméstica, de imigrantes e beneficiários de respostas socias. Na área da saúde, serão analisadas as principais patologias da população, a saúde oral, as necessidades de saúde em contexto escolar, o acesso da população a cuidados de saúde, as dependências, as demências, entre outros.

“A construção de um retrato social da freguesia de São Sebastião, através de um processo de corresponsabilização e participação dos agentes locais, é apenas um dos objectivos deste Conselho Local de Parceiros que pretende ainda criar condições para um trabalho de continuidade, a partir de um plano de acção em função do retrato social, assim como promover a parceria e a cooperação entre as diferentes organizações que compõem esta rede local, potenciando o poder colectivo e a acção conjunta”, explica o executivo da Junta. “A ideia é que a concretização destes objectivos conduza à constituição formal da Comissão Social de Freguesia de São Sebastião”, acrescenta.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -