26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémConcentração vai exigir mais profissionais no Hospital do Litoral Alentejano

Concentração vai exigir mais profissionais no Hospital do Litoral Alentejano

A Comissão de Utentes do Litoral Alentejano e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) vão concentrar-se na próxima sexta-feira, 6 de abril, junto ao Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, para denunciar “a grave situação da falta de profissionais” na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

- PUB -

Enfermeiros, utentes e médicos “estão exaustos”, diz o coordenador das Comissões de Utentes perante o grande número de profissionais de saúde em falta na ULSLA.

Estão a faltar cerca de cem enfermeiros e além de médicos de família, há falta de profissionais nas especialidades de pediatria, urologia, otorrinolaringologia, ginecologia e cardiologia, que provocam atrasos nas consultas e há cirurgias canceladas devido à falta de enfermeiros”, refere Dinis Silva.

Em comunicado, a Comissão de Utentes recorda que o resultado da não contratação de pessoal “poderá fazer com que se fechem camas em vários serviços, levando a que menos utentes sejam operados” ou, em alternativa, “para não fecharem camas” se “reduza o numero de enfermeiros por turno, o que coloca em risco, a segurança dos utentes”.

- PUB -

O representante dos utentes, reconhece que “é uma situação que esperávamos que fosse temporária” devido ao anuncio da contratação de novos profissionais de saúde. “Aqui no litoral alentejano isso não está a acontecer e no caso dos enfermeiros quando terminam os contratos de substituição, não são renovados e infelizmente os enfermeiros têm de procurar outras paragens quando fazem bastante falta nesta região”, lamenta o dirigente que estende a sua preocupação aos assistentes operacionais, médicos de várias especialidades e técnicos de diagnóstico e terapêutica. “Já colocamos esta questão diretamente ao ministro da saúde mas é uma situação que se arrasta”, acrescentou.

Helena Neves, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses apela à denuncia dos profissionais. Queria apelar também para que os colegas fizessem denuncia no site da DGS, à Ordem dos Enfermeiros e ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses de tudo o que ponha em risco a segurança do utente”.

“Os colegas estão exaustos e o Ministro da Saúde tem de olhar para o Hospital do Litoral Alentejano e para os Centros de Saúde da região”, alertou a dirigente local do SEP. Todas as semanas têm caído mapas operatórios devido à carência de enfermeiros”, adiantou.

- PUB -

Perante o atual cenário, utentes e enfermeiros vão exigir do Governo medidas no sentido de colmatar as necessidades resultantes da falta de profissionais. “Vamos exigir ao Governo e ao Ministério da Saúde a contratação de um número suficiente de profissionais de saúde para que o Hospital do Litoral Alentejano e os Centros de Saúde funcionem de forma regular”, concluiu.

A concentração está marcada para a próxima sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 17h30 em frente ao Hospital do Litoral Alentejano.

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -