26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalCâmara de Alcácer do Sal aprova Orçamento Municipal de 25,6 milhões

Câmara de Alcácer do Sal aprova Orçamento Municipal de 25,6 milhões

Das obras previstas destacam-se o interface de transportes e o parque ribeirinho nascente, além da finalização do Museu Municipal Pedro Nunes

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou, na última reunião pública do executivo, o Orçamento Municipal (OM) para 2018, no valor total de 25,6 milhões de euros, e as Grandes Opções do Plano (GOP). Os documentos foram aprovados pela maioria CDU com os vereadores do PS a votarem contra.
Segundo os eleitos da CDU, a promoção económica e o turismo são as principais áreas de investimento previstas no Orçamento Municipal, com um terço da verba destinada a investimento, 25% destina-se à área do ambiente, 14% à modernização municipal e quase 10% será afectado a investimentos em educação, saúde e áreas sociais.
Segundo Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal, o orçamento para o próximo ano “mantém a linha de rumo iniciada em 2013 pela maioria CDU no órgão executivo porque define, de forma clara e realista, as orientações políticas fundamentais para a estratégia de desenvolvimento local num novo ciclo autárquico que se inicia”.
O autarca destaca para 2018 “a beneficiação do tecido económico que tem um peso nos documentos previsionais de 31,2%”, realçando as obras “do interface de transportes e o parque ribeirinho nascente”, investimentos há muito desejados pela população “apresentados única e exclusivamente pela actual maioria municipal”. Outra obra que o autarca salienta é a finalização da empreitada do Museu Municipal Pedro Nunes, que vai ser inaugurado no segundo semestre de 2018 e que “virá dar uma nova dinâmica à cidade”.
Os três vereadores do PS votaram contra, considerando que o Orçamento Municipal está “empolado” e que representa “navegação à vista” na governação do município.
“Houve uma redução do total [relativamente ao orçamento anterior] mas continua acima do valor real do município”, disse Gabriel Geraldo, pelo PS, acrescentando que a “despesa corrente ultrapassa os 50% e o investimento ronda os 10%”.

“Este orçamento não deixa ninguém de fora”

Em nota emitida pela autarquia, o presidente defende que este é um orçamento que “não deixa ninguém de fora, abrange todas as franjas da população e todos os lugares do concelho”. Ao mesmo tempo, Vítor Proença destaca o valor da taxa de IMI que se vai manter no valor mínimo de 0,3% (o único no distrito de Setúbal) e que “coloca em primeiro lugar os mais desfavorecidos com o apoio à educação, apoios sociais, transportes escolares, alimentação e material escolar”.
O autarca reforçou ainda que o Orçamento Municipal para 2018 manterá “um forte apoio ao movimento associativo, às forças vivas do concelho, às duas associações de Bombeiros, filarmónicas, associações desportivas culturais e outras”.
O edil sublinha também que o orçamento “repõe os direitos dos trabalhadores, particularmente o reposicionamento das condições remuneratórias” ao colocar os funcionários como “o bem mais precioso” de uma organização autárquica.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -