19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalFestival de motas Harley espera atrair 20 mil pessoas a Setúbal

Festival de motas Harley espera atrair 20 mil pessoas a Setúbal

Terceira edição do Setúbal Custom Weekend conta com a participação de cerca de 400 motas num passeio pela cidade, 75 expositores, três bandas, carrinhas de street-food e animação infantil, na Praia da Saúde, dia 30 de Setembro. A entrada é gratuita

 

- PUB -

São esperados pelo menos 20 mil visitantes durante a terceira edição do Setúbal Custom Weekend, que acontece no dia 30 deste mês, das 10h às 21h, na Praia da Saúde, em Setúbal, com entrada livre. O evento, organizado pelo grupo Harleys Riders Setúbal com o apoio da Câmara Municipal e o patrocínio da marca Harley-Davidson/American Motorcycles, cresceu este ano em número de expositores e vai mostrar “o que de melhor se faz em Portugal ao nível da customização” de motas.

Em destaque vão estar motas dos estilos Chopper, Café Racer e Bobber, entre outros, e expositores nacionais e internacionais com algumas das mais recentes criações costumizadas, que segundo a organização “podem ir de uma simples pintura até a alterações mais profundas de mecânica, design estrutural e performance” das motas. Artesãos vão mostrar também, ao vivo, como se fazem estas personalizações, com pintura com aerógrafo, pinstriping e posca, gravação de metal e trabalhos em pele.

Uma zona de exposição dedicada em exclusivo a “backyard builders” (construtores amadores) com atribuição de prémios e iniciativas sociais; carrinhas de comida de rua como hambúrgueres, saladas e wraps; vendedores de roupa vintage; barbeiros; um autocarro a simular um restaurante americano dos anos 50; um bar Jack Daniel’s (outro dos patrocinadores do evento); test-drives em motas Harley Davidson e exposição de carros clássicos com participação de carros e motas da GNR e PSP são outros dos atractivos do Setúbal Custom Weekend.

- PUB -

“Queremos que o evento seja não só para quem tem mota, mas também para quem gosta de música e cor”, explicou Marco Oliveira, um dos organizadores, pelo que haverá também momentos de música com bandas de rock, blues e rock dos anos 50 e diversões para as crianças aproveitarem o espaço verde da zona ribeirinha. Com estes argumentos, a Harley Riders Setúbal espera assim manter a fasquia dos 20 mil visitantes alcançada na edição do ano passado.

 

Passeio promove região

Um dos destaques da programação desta edição é o passeio motard que se realiza no sábado de manhã. Cerca de 700 pessoas e 400 motas vão concentrar-se na Praça do Bocage às 10h, partindo em coluna para uma primeira volta pela Avenida Luísa antes de se dividirem em duas frentes: um grupo encaminhar-se-á para Troia, passando o rio de ferry-boat, e outro seguirá até à Arrábida e Moinho de Maré da Mourisca. A organização prevê que o regresso se faça às 12h30 na Praia da Saúde, garantindo um espectáculo motard a todos os visitantes.

- PUB -

A avaliar pelas centenas de participantes do ano passado, em que estiveram presentes entusiastas das duas rodas oriundos da Suíça, Alemanha, Espanha, Bélgica e França, a promoção turística da cidade e da região é uma das mais-valias do evento, destaca Marco Oliveira, sendo que há quatro hotéis parceiros do Setúbal Custom Weekend.

“A Câmara Municipal tem muito prazer em sentir que este tipo de atividade, neste caso ligado a uma marca específica de motas, traz à cidade outros públicos, que possam vivenciar a cidade, usufruir da hotelaria, da restauração, da gastronomia e do património. Isto é uma forma de promover a cidade”, afirmou Maria das Dores Meira em declarações à imprensa durante a apresentação do evento, no bar Roof61, no Fórum Municipal Luísa Todi, sexta-feira à noite.

O Setúbal Custom Weekend é uma iniciativa do Harley Riders Setúbal que, segundo o Marco Oliveira – um dos impulsionadores – “não é um grupo de motas, mas uma página de Facebook” fundada há seis anos por pessoas que têm em comum a paixão pelas Harley. A ideia de organizar um festival do género nasceu do facto de não haver na altura nenhum evento dedicado especificamente à cultura das motas personalizadas.

 

Fotografia: Rui J. Santos/Facebook Harley Riders Setúbal
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -