26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocal“Não interessa a cor do gato desde que ele cace o...

“Não interessa a cor do gato desde que ele cace o rato” – A peugada neoliberal desde os anos 80: O novo livro de Alcídio Torres

Obra aborda o grande divórcio entre a política e a ética e como o discurso hegemónico da corrupção no sector público em Portugal e na Europa, tem como objectivo endeusar o mercado e as suas virtudes em contraposição à esfera política estatal, alegadamente repleta de privilégios e privilegiados

- PUB -

 

No dia 14 de Setembro (18h30) na Biblioteca Municipal do Montijo Alcídio Torres apresenta o seu novo livro.
Nesta obra o autor aprofunda as causas e as consequências da crise de confiança nos partidos, nos governantes, nos sindicatos, e nas instituições da sociedade civil.
O aprofundamento das desigualdades de rendimento e riqueza está, segundo o autor, associado a uma correlação de forças desfavorável ao trabalho, principalmente desde o final da década de 70.
O autor enfatiza a ideia de que o combate contra as desigualdades sociais e pela distribuição equitativa da riqueza deve estar no centro das preocupações da cidadania.
A um pragmatismo sem princípios, onde os fins justificam os meios, o autor contrapõe um outro caminho, com a política a comandar a economia e a finança ao serviço dos interesses da maioria da população.
O problema das dívidas soberanas é ainda analisado nesta obra, nomeadamente a violação do direito internacional na concessão de empréstimos por parte das instituições financeiras internacionais, que se assumiram como credores de último recurso perante Estados debilitados e indefesos.
Por que escolheu este nome para o livro?
Trata-se de uma afirmação de Deng Xiaoping, Secretário-Geral do PC da China, feita em 1973, que adivinhava já o longo período de neoliberalismo na Europa e no Mundo com os fins a justificarem os meios. A afirmação constitui um desejo e uma premonição do que viria a acontecer no mundo a partir daí. A última crise financeira iniciada com a bolha imobiliária e que veio a atingir as dívidas soberanas é uma demonstração inequívoca de que a austeridade sobrepôs-se à vida e à própria sobrevivência de milhões de pessoas. A austeridade destruiu empresas e empregos, reduziu o poder de compra, levou milhões para a emigração e matou muita gente.
Fazer com que a taxa de remuneração do capital fosse superior à própria taxa de crescimento da economia ou que a riqueza herdada seja hoje superior à riqueza produzida por uma vida de trabalho justificou toda a austeridade. Aí está a explicação para o nome do livro ou a interrogação sobre o mesmo, uma vez que há quem considere que os fins justificam os meios.
Do seu ponto de vista, este modelo económico neoliberal explica, em grande parte, a qualidade da actual democracia?
Exactamente. O declínio do número de filiados nos partidos, o aumento da abstenção, a falta de participação nos sindicatos e noutras organizações da sociedade civil, a falta de confiança nas instituições políticas ganham nova dimensão após os anos 80.
O que aconteceu a partir daí?
Iniciou-se um novo ciclo político neoliberal em tudo diferente do que acontecera no período que vai desde a segunda guerra mundial até ao final dos anos 70.
Se antes tinha sido possível combinar o aumento da produtividade com uma correlação de forças favorável ao trabalho, depois dos anos 80 passa-se o contrário. Reduz-se a produção, o capital já não se quer comprometer com o trabalho, ataca-se o Estado Social, privatiza-se inúmeras funções do Estado, aumenta o desemprego, incentiva-se à não participação da sociedade civil. Tudo isto tem como consequência o declínio de todos os indicadores de qualidade da democracia.
E também justifica o declínio dos partidos?
Os partidos no poder, nomeadamente socialistas e social-democratas, preferiram ir a reboque dos grandes interesses financeiros em vez de socorrerem os do andar de baixo. Optaram por estar ao lado da minoria em vez de responderem aos anseios e aspirações da larga maioria da população. Veja-se hoje na Europa a ascensão de organizações fascistas, que cavalgaram na onda do descontentamento face aos partidos tradicionais, alguns hoje reduzidos a pó.
O seu livro parece criticar a visão ética e de combate à corrupção da Transparência Internacional.
Ao contrário do que eles dizem, não considero o sector público como o expoente máximo da corrupção. Na verdade, os custos da corrupção no sector público são uma ínfima parte dos custos da evasão e fraude fiscal (a tal corrupção não estatal e oculta), e que é omissa no debate público.
O relatório anticorrupção da União Europeia de 2014 diz-nos que a corrupção oriunda de práticas antiéticas no sector público corresponde a menos de 5% dos custos da evasão fiscal.
Qual o interesse da TI em ocultar essa realidade?
A TI é sustentada por organização internacionais como o Banco Mundial e o FMI, daí o seu interesse em pôr o enfoque na corrupção dos Estados. Essa organização só analisa a corrupção pública e com base em percepções feitas a partir das opiniões vertidas nos diversos órgãos de comunicação social. Só fazendo o enfoque da corrupção nos Estados é possível justificar as políticas de austeridade e a defesa da máxima “Menos Estado Melhor Estado”. Um estado exíguo nunca pode ser melhor Estado. Veja-se o que se passa em Portugal em inúmeros serviços públicos, sem funcionários nem meios para responder às necessidades das pessoas.

Décimo livro de Alcídio Torres

- PUB -

Com a publicação da obra “Não interessa a cor do gato desde que ele cace o rato” – A peugada neoliberal desde os anos 80 – Alcídio Torres acaba de publicar o seu 10º livro.
Nas anteriores publicações contam-se, entre outras, duas obras sobre a temática da ética pública e do combate contra a corrupção (com prefácios do prof. Guilherme d’Oliveira Martins e Viriato Soromenho Marques); duas obras sobre D. Manuel Martins, ex-bispo de Setúbal, um deles com prefácio de António Ramalho Eanes, ex-Presidente da República.
Em co-autoria com Rosa Bela e Armando Leal publicou “Cem anos de história municipal no Montijo” (com prefácio de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República). Em co-autoria com Maria Amélia Antunes, ex-presidente da Câmara Municipal do Montijo, publicou a obra “O Regresso dos Partidos” (com prefácio de António Almeida Santos, ex-Presidente da Assembleia da República). Publicou ainda a obra “Porto de Sines, Porta Atlântica da Europa”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -