24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmela Desporto celebrou 17 anos com ‘números de sucesso’

Palmela Desporto celebrou 17 anos com ‘números de sucesso’

Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, defendeu que a gestão dos equipamentos desportivos do concelho por parte da empresa municipal Palmela Desporto é um caso de sucesso. “Nós também sonhamos com um pavilhão desportivo em Palmela”, acrescentou

“O nosso projecto é ter um pavilhão desportivo em Palmela”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, na cerimónia de celebração do 17.º aniversário da empresa municipal Palmela Desporto e do 20.º aniversário do Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, que decorreu na piscina municipal da localidade na sexta-feira, 3, ao final da tarde.

- PUB -

Álvaro Amaro começou por saudar “aqueles que tiveram a visão estratégia de apostar decisivamente nas condições para a prática desportiva e de actividades de lazer e saúde” e sublinhou que a construção do Pavilhão Desportivo de Pinhal Novo, das piscinas de Pinhal Novo e Palmela e do Campo de Jogos de Palmela “foram investimentos muito importantes” à data em que foram feitos.

O modelo de gestão municipal estabelecido entre a autarquia e a empresa Palmela Desporto foi apontado como exemplo do modelo preferível, no contexto de criação do futuro pavilhão desportivo de Palmela. “Entreguem a gestão a quem sabe e a quem pode rentabilizar, e aí sim, o município está disponível para investir num pavilhão, em parceria”.

A Palmela Desporto, Empresa Local de Promoção do Desporto, Saúde e Qualidade de Vida criada em 2000, é responsável pela gestão dos principais equipamentos desportivos do concelho, por contrato de comodato celebrado com o município.

- PUB -

A actividade da empresa tem alcançado um “saldo francamente positivo”. “A diversificação da oferta tem ajudado à sustentabilidade da empresa”, considerou Álvaro Amaro, destacando que o número de utilizadores e a oferta têm aumentado, em linha com o bom desempenho dos resultados operacionais e financeiros, que no último ano foram positivos em 9 mil euros.

No final de Dezembro de 2016 estavam inscritos 4360 utilizadores nas várias modalidades de natação nas piscinas municipais de Palmela e Pinhal Novo, segundo dados do Conselho de Gestão da Palmela Desporto. Relativamente ao Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, foram mais de sete mil os alunos que por lá passaram ao longo de 20 anos, fruto de uma “utilização muito significativa e diária, não só por parte da Escola José Maria dos Santos, como por parte de muitos grupos que têm beneficiado do pavilhão”, disse Daniel Pó, vogal da empresa.

EMPRESA. Foram também distinguidos sete trabalhadores que completaram 10 anos na Palmela Desporto, entre 2012 e 2016

O ano de 2016 ficou também marcado por grandes investimentos da parte da Palmela Desporto, que aplicou um total de 131 mil euros de fundos próprios em trabalhos de beneficiação dos equipamentos que gere. “No Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo investimos na reformulação do sistema de aquecimento de águas sanitárias, que permitiu melhorar a qualidade e eficiência energética, e na alteração do sistema de iluminação, que agora é integralmente LED e permite uma economia sem comprometer a qualidade da iluminação do espaço de desporto”, explicou Daniel Pó. Já a Piscina Municipal de Pinhal Novo recebeu um novo sistema informático, novo servidores, computadores, uma central telefónica e uma nova viatura.

- PUB -

Nas piscinas municipais, além de continuar a apostar na vertente de competição junto dos nadadores que queiram atingir outros níveis, a empresa estará focada “na oferta de aprendizagem e aperfeiçoamento da natação com a população e nas parcerias com o município”. Disso são exemplo o “50+ – Programa de Exercício”, que proporciona à população actividade aquáticas, gímnicas e adaptadas a preços sociais, e o programa “Aprender a Nadar”, através do qual centenas de crianças das escolas básicas do concelho têm acesso à aprendizagem da natação.

“O município conhece os desafios que tem de acompanhar para que a Palmela Desporto consiga servir ainda mais utilizadores”, assegurou ainda, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Palmela, reconhecendo que é preciso juntar instituições associativas, públicas, privadas e o próprio município para responder aos desafios que existem no território.

Durante a cerimónia foram também distinguidos sete trabalhadores que completaram 10 anos na Palmela Desporto, entre 2012 e 2016. Além disso, o público pôde ver uma apresentação em vídeo sobre todos os eventos realizados no Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, inaugurado a 1 de Fevereiro de 1997.

Na ocasião estiveram também presentes Luís Calha, vereador do Desporto na Câmara Municipal de Palmela; Manuel Lagarto, da Junta de Freguesia de Pinhal Novo; Luís Neto, dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo; Paulo Silva, ex-membro do Conselho de Administração da Palmela Desporto; Eduardo Pereira, ex-presidente do Conselho de Gestão da Palmela Desporto; António Sousa, do Clube Desportivo Pinhal-novense; Paulo Veiga, da Casa Benfica de Palmela e ainda representantes do Centro Social de Palmela e da Escola Superior de Saúde de Setúbal. Simone Fragoso, atleta paralímpica de natação, também marcou presença no evento.

PROTOCOLO. José Calado Gertrudes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, e João Pina, vogal do Conselho de Gestão da Palmela Desporto, assinaram documento

 

Protocolo assinado com Bombeiros de Pinhal Novo

 João Pina, vogal do Conselho de Gestão da Palmela Desporto e José Calado Gertrudes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, assinaram um protocolo, válido até 31 de Julho de 2018, segundo o qual é concedido aos elementos do corpo de bombeiros a isenção de vários pagamentos e descontos em aulas de exercício em grupo no Ginásio de Musculação e Cardiofitness.

Ao abrigo do acordo, os bombeiros podem usufruir gratuitamente do Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, durante “uma hora por semana, para a realização de actividades desportivas pelos elementos do corpo de bombeiros e da direcção” e para a realização de um torneio de futsal no âmbito do Dia do Bombeiro.

Por sua vez, a Palmela Desporto passa a ter o apoio dos bombeiros em eventos desportivos, podendo passar a usar gratuitamente instalações da companhia para realização de algumas acções, como prevenção de rua, suporte básico de vida e primeiros-socorros. Ficou também acordada a realização de um simulacro ainda este ano no Pavilhão Desporto Municipal de Pinhal Novo.

Fotos: D.R.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -