Unidade da margem sul tem como objectivo servir a comunidade local, tendo em vista a promoção da saúde mental
As clínicas Piaget são um serviço inovador criado no universo do Instituto Piaget. São infra-estruturas de saúde instaladas no interior de cada um dos pólos do ensino superior que o instituto tem de norte a sul do País, incluindo em Almada. Nasceram e cresceram a partir dos recursos académicos, dos meios técnicos e dos profissionais existentes em cada campus.
Cada clínica tem as suas próprias valências, em linha com a oferta formativa que é leccionada em cada um dos quatro pólos do Piaget. No caso de Almada, trata-se de uma infra- -estrutura de saúde especializada na área da Psicologia que disponibiliza consultas de Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica e Orientação Vocacional.
Criada durante a pandemia da covid-19, a clínica de Almada foi oficialmente inaugurada o ano passado na presença de Ana Lage Ferreira, da direcção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da deputada Romualda Fernandes, que integra a Comissão Parlamentar da Igualdade de Género, de Miguel Feio, vereador na Câmara Municipal do Seixal, e de vários responsáveis do Instituto Piaget de Almada.
A direcção da clínica é da responsabilidade da psicóloga e investigadora Sandra Roberto, doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde e docente no Instituto Piaget. “Esta clínica, tal com as outras três, está simultaneamente ao serviço da comunidade académica e das populações onde o campus está inserido”, explica a directora.
“Pretendemos servir a comunidade local, tendo em vista a promoção da saúde mental”, acrescenta. A preocupação com o estado da saúde mental tem sido, aliás, uma constante em entidades nacionais e internacionais, na medida em que afecta a qualidade de vida das pessoas, as relações interpessoais e a produtividade académica e laboral.
Em 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimava que mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo sofriam com problemas de saúde mental. A prevalência destes problemas tem aumentado ao longos dos anos e agravou-se com a pandemia, sendo actualmente um sério problema de saúde pública. Dados anteriores ao surto pandémico, designadamente os estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), já mostravam que um em cada cinco portugueses sofre de problemas de saúde mental, sendo a depressão e a ansiedade os distúrbios mais prevalentes. Cedo a Ordem dos Psicólogos Portugueses começou a alertar para o facto de a situação se estar a agravar com a pandemia. Estudos posteriores já demonstram o impacto negativo da covid-19 ao nível do bem-estar, independentemente do sexo ou da idade.
Consultas e tratamentos na Clínica Piaget de Almada com preços económicos
É neste contexto que o papel da Clínica Piaget de Almada ganha especial relevância. O atendimento, realizado de segunda-feira a sábado, é assegurado por profissionais especializados. A clínica, tal como as de Silves (especializada em osteopatia), Gaia (fisioterapia, osteopatia e acupuntura) e Viseu (psicologia, nutrição e fisioterapia), desempenha uma missão social e proporciona consultas e tratamentos acessíveis a todos os utentes, por valores económicos.
Em Almada, a primeira consulta é grátis e as seguintes têm um custo módico. As consultas tanto podem ser marcadas por telefone (969 246 009) como por e-mail (clinica@almada.ipiaget.pt). Por outro lado, além do atendimento presencial, as consultas podem igualmente ser feitas por telefone ou videochamada, o que permite que utentes fora do concelho ou da Península de Setúbal possam também utilizar os seus serviços.