Plano de expansão do retalhista espanhol abrange a abertura de dois novos espaços no distrito, um no Barreiro e outro em Fernão Ferro
Seixal (Fernão Ferro), Barreiro (Lavradio), Guarda, Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro) e Maia (Moreira) são as próximas localizações dos supermercados Mercadona. A empresa terminará o ano com 60 lojas abertas em território nacional.
De acordo com o plano de expansão para 2024, agora revelado, a Mercadona irá ainda inaugurar o bloco logístico de Almeirim (Santarém), que será o maior da empresa na Península Ibérica
Actualmente, a Mercadona tem já uma rede de 49 supermercados em território nacional e conta com mais de 5.000 colaboradores. Aos interessdos todas as ofertas de emprego podem ser consultadas no portal de emprego.
Foi a 2 de julho de 2019 que a Mercadona abriu o primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. A expansão continuou na região Norte nos anos que se seguiram (nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro), sendo que o ano de 2022 marcou a chegada à Área Metropolitana de Lisboa. No distrito a marca espanhola já conta com lojas em Setúbal, Montijo e no Seixal, Desde então, seguiram-se as primeiras aberturas nos distritos de Santarém, Viseu, Leiria e Coimbra.
Sempre que abre um novo supermercado, a Mercadona coloca em prática a sua política de responsabilidade social empresarial através da doação de alimento.
Assim, cada supermercado estabelece uma parceria com uma instituição social local que diariamente vai recolher os excedentes da loja. No total, em 2023, a empresa doou 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade a mais de 70 entidades de cariz social, a partir das suas lojas portuguesas e Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, o equivalente a 21.400 carrinhos de compras.