Março é mês da mudança sustentável nas Farmácias Sofárida
O Grupo de Farmácias Sofárida, que integra a Farmácia Higiene em Azeitão, Farmácia de Santana e Farmácia Leão em Sesimbra, dedica o mês ao Ambiente promovendo a mudança para práticas sustentáveis com medidas concretas como a eliminação dos sacos de plástico.
Como alternativa as farmácias disponibilizarão sacos em 100% algodão com uma mensagem que servirá de mote a toda a campanha do mês do Ambiente “Nós cuidamos de si, juntos cuidamos do ambiente!”. Assim, apresentam uma opção mais sustentável para o transporte das compras e cumprem o objetivo de sensibilização da comunidade para a importância de medidas preventivas e reativas para com o Ambiente.
A marca tem uma história de proximidade junto da comunidade que serve, um posicionamento em que se afirma como um espaço de acolhimento humano e de aconselhamento. É um grupo que tem uma equipa com competências e vontade para fazer a diferença numa fase em que é necessário pensar a “farmácia do futuro”, uma farmácia que pretende colocar o farmacêutico como o personal trainer da saúde das pessoas, ou seja, um profissional focado na venda do conhecimento especializado e que fomenta uma consciencialização responsável para a saúde como um todo integrado.
Para tal, em finais de 2018 foi efetuada uma reflexão sobre o papel dos nossos profissionais junto da comunidade que servimos e daí resultou uma mudança de paradigma que irá afetar a estratégia de atuação de todo o grupo em função do que mais importa: o bem-estar das pessoas.
Neste sentido, a primeira resolução estratégica foi a criação de uma comunicação integrada para o Mês do Ambiente (incluindo montras e materiais) e a primeira medida tomada é a eliminação dos sacos de plástico nas tr~es farmácias até 31 de Dezembro de 2019 porque, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), “cada português utiliza, em média, 466 sacos de plástico por ano” pelo que, com esta medida, queremos que todos, em comunidade, possamos reduzir a quantidade de toneladas de plástico que impactam no ambiente. Com esta decisão o Grupo Sofárida deixará de comprar 100 mil sacos/ano, representando uma redução de cerca de 115 toneladas de plástico. Ainda de referir que outra das políticas de proteção do ambiente é que os sacos para transporte de medicação são de papel reciclado.
Desta forma, assume-se como o Grupo Farmacêutico pioneiro a tomar esta medida estratégica em linha com outras que estão a ser desenhadas no âmbito das suas políticas de responsabilidade social e ambiental.