24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioEmpresasECO-OIL é a primeira empresa no mundo a produzir fuel sustentável

ECO-OIL é a primeira empresa no mundo a produzir fuel sustentável

A sustentabilidade ambiental é uma das principais preocupações que norteia os responsáveis da empresa de Setúbal

A Eco-Oil é a primeira empresa no mundo a produzir fuel sustentável: um combustível comercializado com a marca EcoGreen Power, que se destina à indústria e substitui integralmente o combustível fóssil.

- PUB -

Nuno Matos, CEO da empresa (na foto) com sede na Mitrena, Setúbal, explica que a sustentabilidade deste produto foi certificada pelo ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), que validou os processos de produção e a origem das matérias-primas e verificou as emissões de CO2 resultantes da produção, concluindo que o EcoGreen Power é responsável por menos 99,75% de emissões quando comparado com o combustível fóssil alternativo. “A estratégia que definimos aposta na sustentabilidade e incorpora os princípios de Economia Circular, materializados na produção de um combustível de baixo teor de carbono e recorrendo exclusivamente a resíduos. Desta forma, o EcoGreen Power contribui, à sua medida, para a descarbonização da indústria e a transição energética”, destaca.

A Eco-Oil começou a sua actividade em 2001, com o objectivo exclusivo de tratar as águas contaminadas dos navios que chegavam ao estaleiro da Lisnave para reparação. As águas contaminadas são resíduos perigosos que contêm hidrocarbonetos e, desde a sua fundação, a Eco-Oil suporta a sua estratégia de desenvolvimento na segurança, tanto das pessoas como do ambiente, para garantir a minimização dos impactos ambientais e a promoção de práticas cada vez mais sustentáveis.

O crescimento do negócio foi conseguido pela aposta no desenvolvimento do potencial de recuperação e tratamento dos resíduos de hidrocarbonetos, que resultam do processo de tratamento das águas.

- PUB -

Que balanço faz da actividade da empresa em 2022?

Nos últimos anos o de 2021 foi o melhor da Eco-Oil. Beneficiámos de uma conjuntura de negócio muito favorável. Em 2022, a nossa atividade foi muito afetada pelo conflito na Europa e consequente disrupção do setor da energia, com reflexo no forte incremento de custos de produção e no acesso à matéria prima que é utilizada na produção do EcoGreen Power. Ainda assim, a aposta feita ao nível da sustentabilidade do combustível, que culminou na certificação ISCC, e a melhoria do negócio da receção de navios, permite antecipar a recuperação dos indicadores económicos o que permitirá terminar o ano mais próximo do desempenho esperado.

Com anos de experiência no sector, que factores considera principais para a afirmação como referência na área onde opera?

- PUB -

Enquanto operador de gestão de resíduos perigosos, os principais factores de afirmação são a Segurança e a Sustentabilidade Ambiental. A Eco-Oil está certificada pelas normas ISO, em qualidade, ambiente e segurança e higiene no trabalho. Além disso, submetemoNuno Matos, CEO da Eco-Oil, empresa que tem sede na Mitrena, em Setúbal nos voluntariamente ao sistema de avaliação da Responsabilidade Social Empresarial elaborado pela Eco Vadis, que compara 50 000 empresas de todo o mundo, e alcançámos o percentil 97 – ou seja, a Eco-Oil está muito perto dos 3% das empresas com a melhor classificação. Com uma forte aposta na sustentabilidade ambiental, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável e um constante investimento na análise dos fatores de risco e na melhoria da segurança da atividade, é possível continuar o percurso de vanguarda e de transformação que a Eco-Oil tem realizado.

Quais são as principais preocupações da empresa na relação com o meio ambiente?

A descarbonização da economia e a transição energética são as principais preocupações, partilhadas por todos. Com a produção de combustível sustentável, na EcoOil contribuímos para a redução de emissões de CO2 e permitimos aos nossos clientes uma aposta na economia circular, utilizando uma energia mais limpa e que não depende dos recursos naturais. A prioridade em termos ambientais está centrada na contínua análise dos riscos da atividade e sua mitigação, procurando introduzir melhorias que contribuam para uma eficiência ainda maior dos processos e da energia consumida.

Quais são os objectivos para os próximos anos, a começar por 2023?

Para 2023, procuramos desenvolver o potencial da certificação de sustentabilidade do Eco Green Power, materializado na redução de 99,75% de emissões de CO2. Iremos manter a aposta na colaboração com a Academia, para identificar áreas de desenvolvimento e criação de valor para o negócio. Acompanharemos as tendências associadas ao hidrogénio e, sobretudo, manteremos a aposta nas nossas pessoas: no seu desenvolvimento pessoal e nos complementos remuneratórios, associados ao apoio à educação dos filhos, transporte e saúde

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -