25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEmpresasPorto de Setúbal recebe embaixadora e alunos panamianos

Porto de Setúbal recebe embaixadora e alunos panamianos

Ao abrigo de um protocolo estabelecido entre Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Universidad Marítima Internacional de Panamá

Um grupo de alunos, panamianos e portugueses, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) visitou, esta segunda-feira, o Porto de Setúbal.

- PUB -

A acompanhar a visita – enquadrada no protocolo entre o establecimento de ensino superior português e a Universidad Marítima Internacional de Panamá (UMIP) – estiveram a embaixadora do Panamá, Ilka Varela de Barés, e o presidente da ENIDH, Luís Batista.

Antes da visita aos terminais portuários, numa sessão de boas vindas, no Auditório do Edifício Sede da APSS, a presidente da administração da infra-estrutura portuária, Lídia Sequeira, lembrou a importância da presença de alunos panamianos em formação em Portugal, “futuros quadros de empresas ligadas ao Canal do Panamá, um projecto de dimensão nacional e muito acarinhado pelo povo panamiano”.

A responsável salientou também que “o alargamento do Canal do Panamá constitui o início de uma nova era para as futuras relações mundiais no transporte marítimo, na ligação entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico, reforçando a sua centralidade no Mundo”.

- PUB -

Sobre o Porto de Setúbal, Lídia Sequeira realçou “as principais linhas de desenvolvimento no futuro, nomeadamente relacionadas com melhoria dos acessos marítimos, que permitirão, a partir do Verão de 2018, receber navios pós-panamax”, o que, acrescentou, também reforça a infra-estutura portuária “como factor decisivo na fixação de empresas logísticas e industriais na região”.

Já Ilka Varela de Barés relevou a importância da colocação em prática do protocolo existente entre a UMIP e a ENIDH e do Canal do Panamá, cujas obras de ampliação se iniciaram em 2008 e terminaram já em 2016, com um investimento de 5,25 mil milhões de dólares. Pelo canal passam navios até 14 mil TEU de capacidade que ligam cerca de 1 700 portos em 160 países, são feitos mais de 40 trânsitos diários.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -