29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho do BARREIRO

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho do BARREIRO

FIGURA DO ANO

- PUB -

Rui Braga

 

O vereador Rui Braga foi em 2018 uma das presenças fortes na gestão autárquica do concelho. Responsável pelo Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos, participou activamente na reformulação do projecto para o novo Terminal de Contentores do Barreiro, após a mudança de localizaçção que levou a um novo Estudo de Impacto Ambiental.

- PUB -

Um contexto em que Rui Braga defendeu o Terminal de Contentores como uma aposta inegável para o desenvolvimento do Barreiro e destacou as potencialidades que o “cluster” terminal e aeroporto pode gerar nos territórios do Arco Ribeirinho Sul.

A aposta do vereador na requalificação urbana e recuperação do território foi uma bandeira na primeira parte do mandato autárquico. Com especial referência ao futuro do antigo complexo industrial da CUF que, no seu parecer, representa um activo determinante para a recuperação económica do concelho.

 

- PUB -

FACTO DO ANO

Requalificação urbana dá nova vida a antiga CUF

A inauguração da nova alameda da Rua da União, no Barreiro, representou um novo fôlego para o espaço outrora ocupado pela CUF. um elemento incontornável da história do concelho, que influenciou a vida de gerações de barreirenses.

O novo espaço foi apresentado com o reperfilamento da rua, nova via, passeios e arruamentos, 50% da área ocupada por zonas verdes e um mural do artista Alexandre Farto, “Aka” Vhils. Uma obra de street-art que interpreta as vivências do antigo complexo industrial da CUF.

O investimento de 1,5 milhões de euros foi realizado pela Baía do Tejo, actual gestora deste parque empresarial, onde estão instaladas 200 empresas e até 2023 será provavelmente construido o novo Terminal de Contentores do Barreiro.

Esta requalificação urbana vai ao encontro da posição defendida pela gestão da autarquia que pretende apostar no desenvolvimento económico do concelho, através de projectos reestruturantes para património degradado. Contexto em que surge também a recuperação da antiga estação e dormitório da CP.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -