19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de ALMADA

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de ALMADA

FIGURA DO ANO

- PUB -

João Couvaneiro

 

A Promoção do Sucesso Educativo levou a Câmara de Almada a promover um conjunto vasto de iniciativas para levar os alunos a desenvolver hábitos e competências ao nível da leitura e escrita.

O desafio para que os municípios se envolvessem de forma pró-activa neste plano foi lançado pelo secretário de Estado da Educação, e o vereador João Couvaneiro, responsável por este sector no município, encabeçou a organização de várias medidas para levar os alunos a terem gosto pela leitura e gosto por aprender.

- PUB -

Licenciado em História e professor ligado a vários projectos de investigação e educativos, João Couvaneiro chegou a ser reconhecido como Apple Distinguished Educator e nomeado para o Global Teacher Prize em 2017. Interventivo a nível cívico e político, tomou a aposta de vincar a sua vocação para área da educação enquanto vereador e parece ter ligado mais o concelho às preocupações com a aprendizagem escolar.

 

FACTO DO ANO

- PUB -

Limpeza urbana ganha estatuto de preocupação principal

A limpeza urbana ganhou estatuto de preocupação principal para a população e foi reconhecida como tal pela actual gestão da Câmara de Almada e reflectida no Orçamento 2019, aprovado no final do ano, com a maior verba de sempre para este pelouro; 6 milhões de euros.

Com a vereadora responsável por este sector, Teodolinda Monteiro, a concordar que nem tudo tem estado bem na acção da limpeza urbana, foram surgindo protestos relativos a algumas zonas do concelho, inclusivamente sobre a falta de viaturas de recolha de lixo.

Falava-se então que das 23 viaturas deste tipo existentes ao serviço do município, apenas estariam nove operacionais. A titular da pasta da Higiene Urbana deu então saber que estava na calha a aquisição de oito viaturas para recolha de resíduos e sete para a limpeza urbana. Foi ainda anunciada a contratação de 70 funcionários para o quadro de cantoneiros e motoristas.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -