29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosFuturo de "Os Franceses" passa pela aposta em projectos inovadores

Futuro de “Os Franceses” passa pela aposta em projectos inovadores

Aos 149 anos, a colectividade barreirense prepara-se para assinalar mais um aniversário no próximo mês de Agosto

 

- PUB -

A história da centenária Sociedade Democrática União Barreirense, popularmente conhecida no concelho do Barreiro como “Os Franceses”, fundada a 4 de Agosto de 1870, iniciou-se com “várias transformações sociais e políticas”, que nem sempre foram pacíficas, com a sua sede a ser erguida no ano de 1930. Nesse período, a sua antecessora – a extinta Sociedade Filarmónica Barreirense –, marcou a época com “uma profunda cisão entre os seus associados” que, entretanto, levou ao nascimento da então Sociedade Marcial Capricho, tendo em 1911 (influenciada pelo ideal Republicano), mudado definitivamente a sua designação para o nome actual.

Mais tarde, em 1928, é colocada a primeira pedra que dá início à construção do edifício sede, tendo sido construído de raiz a partir de 1930, num projecto do sócio José Pedro Campos, que o ofereceu gratuitamente. O imóvel, cuja arquitectura “apresenta aspectos de revivalismo numa linguagem classicizante, ao nível dos arcos plenos, das pilastras, que conferem muito ritmo à fachada, dos florões e pendões, tudo em estuque relevado” e “em coroamento, uma platibanda em balaustrada”, foi recentemente algo de uma intervenção, com a pintura da fachada.

Durante o percurso da Sociedade, a sua filarmónica atravessou “algumas dificuldades económicas e chegou a ser suspensa”, ressurgindo a 13 de Julho de 1947, na altura em que foi inaugurado o novo salão de festas.

- PUB -

Ainda hoje, no jardim situado frente à colectividade, mantém-se o antigo Coreto, que em tempos serviu de palco às actuações da extinta filarmónica, encontrando-se a aguardar recuperação.

Junto ao edifício, é posteriormente erguido o ginásio, no ano de 1964, e com o passar dos tempos, os objectivos de “Os Franceses” foram evoluindo para a prática de outras modalidades de âmbito cultural, recreativo e desportivo.

Outro passo importante foi o nascimento do Externato “O Início”, inicialmente, apenas vocacionado para o ensino básico, fortalecendo de seguida “as respostas relacionadas com o ensino”, com a oferta de mais uma resposta à população local, através da extensão a Jardim-de-Infância, nos anos 70.

- PUB -

Após o 25 de Abril, os barreirenses passaram a poder encontrar naquele espaço várias actividades, como espectáculos musicais, bailes, sessões de cinema e teatro, com o seu próprio grupo cénico a funcionar até aos inícios da década de 80. Dezassete anos depois e mediante um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal do Barreiro, foi assinada a cedência de um espaço para o Teatro de Ensaio do Barreiro (TEB) e, em Maio de 2016, foram inauguradas as novas instalações da creche “O Início”.

200 crianças frequentam espaço de ensino particular

Nos dias de hoje, com o estatuto de IPSS, a instituição tem um protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, para as respostas sociais de creche, jardim-de-infância, ATL e cantina social, possuindo também o 1º ciclo do ensino particular, frequentado por cerca de 200 crianças, com idades entre os quatro meses e os 10 anos.
Na área social, encontra-se “em apreciação a candidatura a serviço de apoio domiciliário”, reunindo um total de 978 sócios e actuando junto de 238 famílias, num trabalho feito por 31 colaboradores. Recentemente, a sede foi alvo de obras, que para além da pintura da fachada, incluíram a substituição das janelas, intervenções nos WC e balneários.

Barreiro reconhecido Município distingue instituição

Os actuais corpos gerentes foram empossados em Fevereiro deste ano, com Alexandre Nuno Teixeira como presidente da direcção. O futuro de “Os Franceses” passa pela aposta em “projectos inovadores”, em áreas como o cinema, tecnologia e robótica.
“Temos neste momento um conjunto de pessoas interessadas em avançar com um projecto nesse sentido”, revelou o responsável, aquando da atribuição no passado mês de Junho, do galardão “Barreiro Reconhecido”, pelo município barreirense, na área do Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade.

BI
Nome:
Sociedade Democrática União Barreirense – “Os Franceses”
Também conhecida por:
“Os Franceses”
Localidade:
Barreiro
Data de fundação:
4 de Agosto de 1870 – 149 anos
Principais actividades:
Actuações e eventos, Colégio “O Início”, creche, jardim-de-infância, ATL e cantina social
Actual presidente:
Alexandre Nuno Teixeira

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -