25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosManuel da Fonseca, o santiaguense que sempre defendeu os alentejanos

Manuel da Fonseca, o santiaguense que sempre defendeu os alentejanos

O regionalismo marcou os escritos do autor de ‘Cerromaior’

Iniciado no universo literário por influência do pai, o escritor Manuel Lopes Fonseca é figura de referência em Santiago do Cacém. Nasceu na localidade em setembro de 1911. Foi contista, poeta, romancista e cronista, sendo que era de lápis ou caneta em punho que estava bem. O autor que no seu último tempo de vida, criticou os próprios críticos, tinha uma visão peculiar da literatura. Esta, sem futurismos associados, servia para refletir o presente, disse em entrevista publicada no jornal Expresso em 1993, após o seu falecimento. Para além disso, era um mundo carregado de hipocrisia, preferindo afastar-se desse ambiente já que não era dado a fingimentos fugindo-lhe a boca para a verdade.
Manuel da Fonseca mudou-se na sua juventude para a capital, mais concretamente para o bairro Estefânia, para fazer o ensino secundário. Frequentou diversas escolas. Ainda em Lisboa trabalhou no comércio, na indústria e no jornalismo.

- PUB -

Toda a gente o sabia comunista, dado que foi membro do Partido Comunista Português (PCP). No mundo da política, convivia com figuras ligadas às artes e às ciências, como são exemplos Bento de Jesus Caraça e Lopes Graça. Filiou-se no PCP, nos anos 40, e nele permaneceu.

Fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores, na altura em que a mesma conferiu a José Luandino Vieira, o Grande Prémio da Novelística pela obra “Luanda”, levando ao encerramento da sociedade e à detenção de alguns dos seus membros. Estes, incluindo Manuel da Fonseca. foram levados para a prisão de Caxias.

Em 1983 foi candidato da CDU por Setúbal, nas eleições legislativas. Nesse mesmo ano, foi-lhe atribuído o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Assumia-se como uma pessoa dotada de preocupações com o povo e que gostava de com ele se misturar.

- PUB -

Regionalismo é palavra de ordem nas suas obras. Estas carreteavam intervenção social e política. O Alentejo foi um território de forte cariz revolucionário durante o Estado Novo. A região foi marcada pelo conflito entre os grandes latifundiários e aqueles que por esses eram explorados. Nos escritos de Manuel da Fonseca, havia espaço para essa exposição. O autor tinha ligação intrínseca com o Alentejo, ora com um sentimento de maravilha e espasmo ora de desencanto.

O santiaguense fazia questão de escrever sobre a vida no Alentejo e das pessoas que nele moravam. As paisagens faziam parte dos seus textos, a natureza tinha sempre lugar e as terras lavradas pelas mãos trabalhadoras também. Foi assim que conseguiu conquistar o lugar de um dos melhores escritores neorrealistas portugueses.
A sua primeira publicação foi em 1940 com a “Rosa dos Ventos” editada pelo próprio. Dois dos seus romances mais conhecidos são “Cerromaior” de 1943 e “Seara de Vento” de 1958.

Na mesma entrevista ao Expresso, Manuel da Fonseca afirmou que não fazia publicidade aos seus livros e eles acabavam por ser vendidos, ou seja, achava-se vestido de descrição, preferindo-a até.

- PUB -

Em homenagem ao escritor da terra, a biblioteca municipal de Santiago do Cacém tem o seu nome, bem como a Escola Secundária da cidade. A biblioteca municipal de Castro Verde também. O escritor colaborou com várias revistas e jornais. Faleceu a 11 de Março de 1993.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -