24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000167º aniversárioRita Machita: A campeã nacional focada no campeonato da Europa e nos...

Rita Machita: A campeã nacional focada no campeonato da Europa e nos Jogos Olímpicos

Nadadora do Naval Setubalense integra a Selecção Nacional e treina para brilhar cada vez mais sempre que entra na piscina

 

- PUB -

O desporto sempre foi uma paixão de Rita Machita Santos, uma jovem de 14 anos que desde cedo entrou nesse mundo. Fez triatlo e natação em simultâneo, mas, ao perceber que não conseguia conciliar as duas áreas, teve de fazer uma escolha. O gosto pela natação falou mais alto e, actualmente, é no Clube Naval Setubalense que a atleta dá tudo no meio aquático.

Desde os 11 anos que se entrega ao desporto que considera interessante e que tanto gosto lhe dá praticar, sendo que Rita chega a dizer que “alivia-me um bocado a mente”. Apesar da sensação positiva, a jovem nadadora confessa que já foi necessário fazer uma pausa devido à dificuldade em manter a conciliação entre a vida desportiva e a vida pessoal e escolar.

“Não é fácil. A natação ocupa bastante tempo de estudo e aos fins de semana tenho de abdicar um pouco da vida social para poder estudar, assim consigo conciliar as duas coisas”. Contudo, os resultados e o apoio dos pais falaram mais alto e Rita voltou a fazer o que lhe dá alegria e oportunidade de mostrar as suas capacidades.

- PUB -

A caminhada é exigente e desgastante, existindo momentos mais negativos que desmotivam um pouco, mas é feito todo um trabalho psicológico incentivador. A atleta revela que começa “por rever as provas que correram bem”, tentando também “alterar a técnica, fazer o que eu consigo para na altura nadar melhor e fazer tempos melhores”.

Com uma passagem rápida para o mundo competitivo, a desportista considera ter tido uma fácil adaptação à nova realidade. São precisamente as competições que colocam um sorriso no rosto de Rita, principalmente quando alcança vitórias.

Contudo, admite que nem sempre confia nas suas capacidades “tanto em competições como em treinos”, tendo “receio de ir lá [às competições] e não fazer nada”. Confessa ainda que “é estranho pensar que conquistei títulos”.

- PUB -

A escalada da competição

Com apenas 14 anos, sagrou-se Campeã Nacional, em Coimbra, nos 200m e 400m Estilos e 200m Bruços, Campeã Nacional nas estafetas de 4x100m Estilos e 4x200m Livres e Vice-Campeã Nacional na estafeta de 4×100 Livres. Tem já um caminho cheio de sucesso, mas ambiciona muito mais.

Tem grandes planos para o futuro, ainda que esteja mentalizada que tudo tem o seu tempo e que não deve apressar nada. Além de desejar que o Festival Olímpico da Juventude Europeia, no qual vai participar no Verão, corra bem, pretende conseguir tempos mínimos para o Campeonato da Europa de Juniores e, ainda, ir aos próximos Jogos Olímpicos.

Para alcançar todas as metas desejadas e ser melhor a cada dia que passa, Rita trabalha arduamente e luta contra todas as dificuldades que possam existir. A jovem nadadora revela que “eu já não tenho muita força a comparar com outras pessoas, se a técnica não está bem então ‘vai tudo por água abaixo’”.

A força de vontade ganha asas e felicidade foi que a atleta sentiu quando, em Janeiro deste ano, surgiu o convite para integrar a Seleção Nacional. Rita focou-se nos treinos e tentou sempre dar o seu melhor, pensado que “é agora que eu tenho de brilhar, é agora que eu tenho de estar mesmo bem”.

Mais cedo ou mais tarde, o esforço e os resultados são recompensados e Rita já teve a prova disso quando foi convocada para o Estágio em Rio Maior, em Fevereiro deste ano, por cumprir os critérios do Plano de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação. Passando por uma “experiência diferente”, a atleta confessa que “a nível da mentalidade, o meu pensamento melhorou”.

O sucesso não seria possível sem a existência de uma base forte de motivação e apoio na caminhada competitiva de Rita. O pai é a pessoa que mais a ajuda, fazendo-o desde o primeiro segundo, e é uma das pessoas a quem a filha está eternamente grata e por quem deixa o seu lado emocional ganhar vida.

 

Rita Santos à queima-roupa

Idade 14 anos

Naturalidade Setúbal

Residência Setúbal

Área Natação

Por vezes, ainda desconfia das suas capacidades, mas as vitórias colocam-lhe um sorriso no rosto e dão motivação para mais

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -