A Gala Golfinhos d’Ouro 2025, que teve lugar no sábado, no Edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, numa noite memorável a que assistiram cerca de 800 pessoas, teve Telma Monteiro como vencedora do prémio principal: Figura do Ano da Região de Setúbal, eleita pelo público através da página oficial do evento, que registou a participação de sete mil votantes.
A melhor judoca portuguesa de todos os tempos, natural de Almada, anunciou o fim da carreira desportiva em Dezembro de 2024, no mês em que completou 39 anos de idade. Foi, e continua a ser, um emblema da região que deixa um legado olímpico.
Telma Monteiro subiu ao palco para receber o Golfinho d’Ouro das mãos do Presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, e falou aos presentes.
“O principal objectivo do nosso trabalho nunca deve ser o reconhecimento, mas sem dúvida que o reconhecimento é muito importante. Parabéns a todos os nomeados. Obrigada pela nomeação e a todos os que votaram em mim. Eu comecei a fazer judo no Monte de Caparica, vivi até quase aos 30 anos em Almada, no Feijó, e, portanto, é um prazer voltar a casa para receber este premio. É um prazer representar a Margem Sul, que nunca está esquecida por onde eu ando.”, disse Telma Monteiro.
Paulo Silva, que fez a entrega do prémio, já tinha destacado a importância da Gala Golfinhos d’Ouro e da imprensa.
“A Câmara Municipal do seixal desde sempre tem entendido que a Imprensa regional é fundamental para a afirmação e o desenvolvimento da nossa região, e por isso tem apoiado O SETUBALENSE e a Popular FM, porque sabemos bem que não há verdadeira democracia sem uma imprensa regional forte e dinâmica”, disse o autarca.
O presidente da Câmara salientou que “o Seixal está a trabalhar, no âmbito da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), na renovação do Plano de Desenvolvimento Regional (PEDEPES) para o distrito de Setúbal e vamos, sem duvida, continuar todos a trabalhar, em projectos como este, para solidificar esta nossa ideia do distrito de Setúbal que tem de continuar a fortificar-se”.
Os outros dois nomeados para Figura do Ano da Região de Setúbal foram Leonor Freitas, empresária de Palmela que tem promovido a região com humanismo e sensibilidade, e Viriato Soromenho-Marques, filosofo, professor universitário português, nascido em Setúbal há 67 anos, reformou-se no final de 2023 e que, em 2024, “voltou” ao convívio social com a comunidade local.