Figura de Desporto: Liliana Cá bateu recorde nacional e alcançou bronze no Campeonato da Europa

Figura de Desporto: Liliana Cá bateu recorde nacional e alcançou bronze no Campeonato da Europa

Figura de Desporto: Liliana Cá bateu recorde nacional e alcançou bronze no Campeonato da Europa

Lançadora que começou na modalidade no CA Vale da Amoreira alcançou em 2024 apuramento para os Jogos Olímpicos

A atleta residente na Moita teve um ano de 2024 ao mais alto nível, tornando-se recordista nacional no lançamento de disco e vencendo a medalha de bronze no Campeonato Europeu de atletismo Roma 2024. No mesmo ano, e precisamente pelo resultado obtidos nos Europeus, voltou a apurar-se para os Jogos Olímpicos.

- PUB -

Nascida no Barreiro, em 1986, a lançadora começou na modalidade no CA Vale da Amoreira e, depois, o GR Quinta da Lomba, até chegar, finalmente, aos ‘grandes’. Primeiro, representou o Sporting, seguiu-se o Benfica, até emigrar, já depois de ser mãe, para Inglaterra, assinando pela AD Novas Luzes.

Foi com as ‘cores’ deste clube da Bobadela que disputou os Jogos Olímpicos Tóquio2020, em 2021, quando sofreu um dos grandes dissabores da carreira, ao cair enquanto lançava para melhorar o quinto lugar, prejudicada pela chuva que, repentinamente, começou a cair na capital japonesa.

Liliana Cá destacou-se nos escalões jovens, conquistando uma medalha de prata nos Europeus de juniores em 2006, chegando, mais tarde, aos Europeus absolutos em Barcelona2010, onde foi 14.ª, aproximando-se do pódio em Berlim2018, com o sétimo posto, e ainda mais em Munique2022, com o quinto lugar.

- PUB -

Foi já como recordista nacional que regressou ao Sporting, depois de conseguir os 66,40 metros que bateram a marca da histórica Teresa Machado desde 1998 (65,40) – esta marca viria a ser ultrapassada, já este ano, por Irina Rodrigues (66,60).

A atleta treinada por Luís Herédio Costa, que a recuperou para a competição, em 2017, praticamente cinco anos depois de a ter deixado, é, segundo os seus mais próximos, muito divertida e afectuosa, mas também reservada, justificando não ser muito expansiva publicamente.

Os outros dois nomeados na categoria Desporto eram o campeão do triplo-salto Pedro Pichardo e o pugilista David Pina.

- PUB -

Devido à ausência de Liliana Cá, o Golfinho d’Ouro foi entregue a Silvia Estrela por Ricardo Vicente, director da Blue Coast, imobiliária de referência na região e Patrocinador Principal da gala.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -