Casa Agrícola fundada em 1914 é berço de um dos melhores moscatéis do mundo
A Casa Agrícola Venâncio da Costa Lima foi fundada em 1914, na Quinta do Anjo, por Venâncio da Costa Lima, e dedicava-se principalmente ao comércio de vinho, azeite e cereais, antes de alguns anos depois se dedicar por inteiro ao vinho. A dada altura, entre os anos de 1930 e 1950, aproximadamente, era a “segunda maior produtora de vinho da região”, de acordo com a própria empresa.
Além do olho para o negócio, Venâncio da Costa Lima, que nasceu em 1892, também na Quinta do Anjo, ocupou ainda alguns cargos regionais importantes, como Presidente da Câmara Municipal de Palmela, entre 1937 e 1946.
Venâncio morre em 1956, com 64 anos, com levou inclusivamente ao cancelamento das Festas da Quinta do Anjo naquele ano e, sem filhos, deixa a adega a quatro sobrinhos. Passadas quatro gerações, a empresa tem ainda um cariz “familiar” e mexe anualmente com três milhões de litros de vinho e moscatel.
Além de vinhos de mesa, a Venâncio da Costa Lima dedica-se a vinhos certificados (Regional Península de Setúbal e DO Palmela) e Moscatel de Setúbal, tendo um dos pontos altos da empresa sido precisa alcançado com esta última bebida.
No Muscats du Monde 2011, a empresa foi reconhecida como produtora do Melhor Moscatel do Mundo, um dos muitos prémios com que já foi galardoada ao longo dos anos.