Futuro de “Os Franceses” passa pela aposta em projectos inovadores

Futuro de “Os Franceses” passa pela aposta em projectos inovadores

Futuro de “Os Franceses” passa pela aposta em projectos inovadores

A Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses” foi uma das colectividades que integrou a Marcha da Liberdade|Marcha da Liberdade percorreu parte da Rua Miguel Bombarta e da Av. Alfredo da Silva

Aos 149 anos, a colectividade barreirense prepara-se para assinalar mais um aniversário no próximo mês de Agosto

 

A história da centenária Sociedade Democrática União Barreirense, popularmente conhecida no concelho do Barreiro como “Os Franceses”, fundada a 4 de Agosto de 1870, iniciou-se com “várias transformações sociais e políticas”, que nem sempre foram pacíficas, com a sua sede a ser erguida no ano de 1930. Nesse período, a sua antecessora – a extinta Sociedade Filarmónica Barreirense –, marcou a época com “uma profunda cisão entre os seus associados” que, entretanto, levou ao nascimento da então Sociedade Marcial Capricho, tendo em 1911 (influenciada pelo ideal Republicano), mudado definitivamente a sua designação para o nome actual.

- PUB -

Mais tarde, em 1928, é colocada a primeira pedra que dá início à construção do edifício sede, tendo sido construído de raiz a partir de 1930, num projecto do sócio José Pedro Campos, que o ofereceu gratuitamente. O imóvel, cuja arquitectura “apresenta aspectos de revivalismo numa linguagem classicizante, ao nível dos arcos plenos, das pilastras, que conferem muito ritmo à fachada, dos florões e pendões, tudo em estuque relevado” e “em coroamento, uma platibanda em balaustrada”, foi recentemente algo de uma intervenção, com a pintura da fachada.

Durante o percurso da Sociedade, a sua filarmónica atravessou “algumas dificuldades económicas e chegou a ser suspensa”, ressurgindo a 13 de Julho de 1947, na altura em que foi inaugurado o novo salão de festas.

Ainda hoje, no jardim situado frente à colectividade, mantém-se o antigo Coreto, que em tempos serviu de palco às actuações da extinta filarmónica, encontrando-se a aguardar recuperação.

- PUB -

Junto ao edifício, é posteriormente erguido o ginásio, no ano de 1964, e com o passar dos tempos, os objectivos de “Os Franceses” foram evoluindo para a prática de outras modalidades de âmbito cultural, recreativo e desportivo.

Outro passo importante foi o nascimento do Externato “O Início”, inicialmente, apenas vocacionado para o ensino básico, fortalecendo de seguida “as respostas relacionadas com o ensino”, com a oferta de mais uma resposta à população local, através da extensão a Jardim-de-Infância, nos anos 70.

Após o 25 de Abril, os barreirenses passaram a poder encontrar naquele espaço várias actividades, como espectáculos musicais, bailes, sessões de cinema e teatro, com o seu próprio grupo cénico a funcionar até aos inícios da década de 80. Dezassete anos depois e mediante um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal do Barreiro, foi assinada a cedência de um espaço para o Teatro de Ensaio do Barreiro (TEB) e, em Maio de 2016, foram inauguradas as novas instalações da creche “O Início”.

- PUB -

200 crianças frequentam espaço de ensino particular

Nos dias de hoje, com o estatuto de IPSS, a instituição tem um protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, para as respostas sociais de creche, jardim-de-infância, ATL e cantina social, possuindo também o 1º ciclo do ensino particular, frequentado por cerca de 200 crianças, com idades entre os quatro meses e os 10 anos.
Na área social, encontra-se “em apreciação a candidatura a serviço de apoio domiciliário”, reunindo um total de 978 sócios e actuando junto de 238 famílias, num trabalho feito por 31 colaboradores. Recentemente, a sede foi alvo de obras, que para além da pintura da fachada, incluíram a substituição das janelas, intervenções nos WC e balneários.

Barreiro reconhecido Município distingue instituição

Os actuais corpos gerentes foram empossados em Fevereiro deste ano, com Alexandre Nuno Teixeira como presidente da direcção. O futuro de “Os Franceses” passa pela aposta em “projectos inovadores”, em áreas como o cinema, tecnologia e robótica.
“Temos neste momento um conjunto de pessoas interessadas em avançar com um projecto nesse sentido”, revelou o responsável, aquando da atribuição no passado mês de Junho, do galardão “Barreiro Reconhecido”, pelo município barreirense, na área do Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade.

BI
Nome:
Sociedade Democrática União Barreirense – “Os Franceses”
Também conhecida por:
“Os Franceses”
Localidade:
Barreiro
Data de fundação:
4 de Agosto de 1870 – 149 anos
Principais actividades:
Actuações e eventos, Colégio “O Início”, creche, jardim-de-infância, ATL e cantina social
Actual presidente:
Alexandre Nuno Teixeira

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -