26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEconomiaDocapesca espera manter crescimento do valor da primeira venda em lota

Docapesca espera manter crescimento do valor da primeira venda em lota

Festival gastronómico Sesimbra é Peixe é “forma de reforçar identidade”

 

- PUB -

Começou este domingo o festival gastronómico Sesimbra é Peixe, com o objectivo de dar a conhecer o pescado de Sesimbra, promover a economia, a gastronomia e a identidade locais, e revitalizar a restauração, mobilizando os empresários do sector.

A Docapesca, entidade parceira do certame, marcou presença com a degustação de conservas e de peixe-espada preto, carapau, cavala, sardinha e polvo, espécies que são referência na cozinha sesimbrense e correspondem às quatro principais que são transaccionadas na lota de Sesimbra, tanto em quantidade como em valor.

Destas, em 2021, a cavala foi a mais abundante, com mais de nove mil toneladas transaccionadas e o peixe-espada preto a mais valiosa, representando mais de 6,5 milhões de euros.

- PUB -

A O SETUBALENSE, a Docapesca começa por dizer que “Sesimbra tem uma ligação inquestionável ao sector da pesca e ao pescado. Ao longo dos últimos anos, foi a principal lota do continente português em termos de quantidade de pescado transaccionado”, o que confirma “a importância da pesca para a região, não só enquanto uma das principais actividades económicas, como também a nível social e cultural, com uma comunidade marcadamente identificada pelas diferentes actividades que se relacionam com a cadeia de valor deste sector”.

Os festivais gastronómicos são, por isso, “uma excelente forma de reforçar essa identidade, pois quem visita a vila de Sesimbra e outras comunidades piscatórias do nosso país, reconhece que a gastronomia relacionada com os produtos do mar corresponde a um dos principais atractivos do litoral português”, sem esquecer que constitui igualmente “um contributo relevante para a dinamização da economia local”.

Durante o período pandémico, o sector da pesca, da comercialização e da transformação de pescado deram “um contributo fundamental para a garantia da cadeia de abastecimento alimentar do país”.

- PUB -

No contexto actual, a entidade que explora o porto de pesca e a lota de Sesimbra espera “que seja possível manter a tendência de crescimento do valor da primeira venda em lota, que se tem verificado nos últimos anos, e que se garanta um equilíbrio na distribuição de rendimentos ao longo da cadeia de valor, contribuindo para a sustentabilidade económica, social e ambiental do sector”.

No sentido de valorizar o pescado nacional, a Docapesca desenvolveu o projecto Comprovativo de Compra em Lota (CCL), cuja etiqueta identifica e diferencia, junto do consumidor final, o pescado das lotas portuguesas, capturado por embarcações no mar português.

No âmbito deste projecto, são realizadas iniciativas de promoção do pescado nacional, de que são exemplo acções de divulgação e sensibilização para o consumo sustentável das espécies de pescado locais, com demonstrações gastronómicas, junto de diversos públicos-alvo, em parceria com os municípios, como é o caso de Sesimbra, com quem estabelece uma colaboração de longa data.

No festival gastronómico, a iniciativa desenvolveu-se em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, na qual o chef Mauro Loureiro sensibilizou o consumidor final para a importância de consumir pescado local, capturado pelas embarcações locais de forma sustentável e identificado com a etiqueta CCL.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -