26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho do SEIXAL

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho do SEIXAL

FIGURA DO ANO

- PUB -

Dirce Noronha

 

Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Jamaica (Vale de Chícharos), é tida como a activista social que esteve à cabeça das reivindicações por melhores condições de habitação de quem vive naquele bairro degradado.

- PUB -

Natural de São Tomé, veio para Vale de Chícharos, em Amora, há nove anos com uma bolsa para estudar Direito, mas interrompeu a Universidade para se dedicar apenas ao emprego.

A degradação das torres do bairro onde residiam 234 famílias levou a associação a reclamar novas habitações junto de várias entidades, uma luta persistente durante sete anos. Finalmente em Dezembro de 2018, as 64 famílias do Lote 10 foram as primeiras a ser realojadas em casa adquiridas pela Câmara do Seixal, com comparticipação do Governo.

Se tudo decorrer conforme o planeado, até 2022 todas as famílias estarão a residir em novas casas, terminando assim um pesadelo com três décadas.

- PUB -

 

FACTO DO ANO

Chumbo do Orçamento deixa obras na corda bamba

rbsh

Depois de fazer aprovar o Plano de Actividades e Orçamento 2019 em reunião de Câmara, o executivo municipal liderado pela CDU viu o documento ser chumbado em Assembleia Municipal. Foi a primeira grande consequência da força comunista ter perdido a maioria nas últimas Autárquicas.

O presidente da Câmara, Joaquim Santos, queria aprovar um Orçamento de 89 milhões de euros que previa a construções e remodelações de escolas, instalações desportivas, espaços de lazer e, ainda, a previsão de aumento salarial dos trabalhadores municipais. O novo quadro obriga-o a governar em duodécimos e encontrar soluções se quiser cumprir os seus planos.

Entretanto houve consequências políticas: O PSD tirou a confiança política ao seu eleito na Câmara por se ter abstido quanto ao Orçamento quando lhe foi indicado o voto contra, e o PS que votou contra viu os seus vereadores com pelouro perderem as pastas por decisão do presidente da Câmara.

Caso não haja entendimento para um novo Orçamento, o mandato autárquico promete novos capítulos de fricção política.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -