26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de SETÚBAL

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de SETÚBAL

FIGURA DO ANO

- PUB -

Pedro Dominguinhos

 

Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) desde 2014 foi eleito em Maio presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, por unanimidade, em reunião plenária deste órgão.

- PUB -

Com 46 anos, o ano de 2018 marca também a sua reeleição para mais um mandato de quatro anos à frente do IPS, instituição onde desde 2009 assume funções de professor coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais.

Licenciado em Gestão e mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, defende a afirmação do subsistema politécnico e o reforço da investigação através da procura de novas fontes de financiamento e promoção de metodologias pedagógicas.

Coloca a luta contra o abandono e insucesso escolar como um desígnio até 2030, mais ainda no distrito de Setúbal onde a diversidade económica e social é significativa. Para alcançar este objectivo, fala de um Pacto Territorial construído para melhorar resultados, uma estratégia já com projectos no terreno.

- PUB -

 

FACTO DO ANO

Câmara disciplina acesso às praias da Arrábida sob protestos

Em Maio a Câmara de Setúbal anunciou o plano “Arrábida Sem Carros” e proibiu o acesso de transporte individual às praias entre a Figueirinha e o Creiro a partir de 1 de Junho. Para a autarquia esta medida vinha acabar com o caos e falta de segurança nesta estrada durante a época balnear, mas começou por semear revolta entre a população.

O plano que apenas abria excepção a viaturas de residentes, viaturas de emergências e transportes públicos, impunha ainda o estacionamento pago na praia da Figueirinha. Por sua vez a autarquia montou uma rede de transportes públicos para as praias, mas esta opção não acalmou os descontentes.

Rapidamente os protestos circularam entre a população e partidos da oposição ao executivo comunista. A agitação continuou nas redes sociais e, em Junho, foi marcada uma manifestação frente à Câmara de Setúbal convocada pelo grupo “Praia na Praça”. Apesar de todos as reclamações, que envolveram os concessionários de praia a afirmar que o plano lhes condicionava o negócio, a estratégia “Arrábida Sem Carros” acabou por se cumprir.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -