5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioDossiêFactos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de SETÚBAL

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de SETÚBAL

FIGURA DO ANO

Pedro Dominguinhos

- PUB -

 

Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) desde 2014 foi eleito em Maio presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, por unanimidade, em reunião plenária deste órgão.

- PUB -

Com 46 anos, o ano de 2018 marca também a sua reeleição para mais um mandato de quatro anos à frente do IPS, instituição onde desde 2009 assume funções de professor coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais.

Licenciado em Gestão e mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, defende a afirmação do subsistema politécnico e o reforço da investigação através da procura de novas fontes de financiamento e promoção de metodologias pedagógicas.

Coloca a luta contra o abandono e insucesso escolar como um desígnio até 2030, mais ainda no distrito de Setúbal onde a diversidade económica e social é significativa. Para alcançar este objectivo, fala de um Pacto Territorial construído para melhorar resultados, uma estratégia já com projectos no terreno.

- PUB -

 

FACTO DO ANO

Câmara disciplina acesso às praias da Arrábida sob protestos

Em Maio a Câmara de Setúbal anunciou o plano “Arrábida Sem Carros” e proibiu o acesso de transporte individual às praias entre a Figueirinha e o Creiro a partir de 1 de Junho. Para a autarquia esta medida vinha acabar com o caos e falta de segurança nesta estrada durante a época balnear, mas começou por semear revolta entre a população.

O plano que apenas abria excepção a viaturas de residentes, viaturas de emergências e transportes públicos, impunha ainda o estacionamento pago na praia da Figueirinha. Por sua vez a autarquia montou uma rede de transportes públicos para as praias, mas esta opção não acalmou os descontentes.

Rapidamente os protestos circularam entre a população e partidos da oposição ao executivo comunista. A agitação continuou nas redes sociais e, em Junho, foi marcada uma manifestação frente à Câmara de Setúbal convocada pelo grupo “Praia na Praça”. Apesar de todos as reclamações, que envolveram os concessionários de praia a afirmar que o plano lhes condicionava o negócio, a estratégia “Arrábida Sem Carros” acabou por se cumprir.

Voltar aos Factos e Figuras

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos
- PUB -